Cultura

Flim teve início nesta sexta; confira como foi o primeiro dia do evento e a programação de hoje

A primeira mesa literária contou com a presença de jornalistas, escritores, pesquisadores e muito mais

Maria Luiza MachadoPublicado em 18/09/2021 às 09:17Atualizado há 18/09/2021 às 09:22
Abertura oficial foi conduzida por Aldo Zonzini Filho e Carol Rodrigues (Divulgação / FLIM)

Abertura oficial foi conduzida por Aldo Zonzini Filho e Carol Rodrigues (Divulgação / FLIM)

Com abertura oficial conduzida pelo Diretor Executivo da AFAC, Aldo Zonzini Filho, e pela curadora convidada, Carol Rodrigues, a FLIM - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, teve um início na noite desta sexta-feira (17), e irá acontecer até domingo (19).

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-2

Após a abertura oficial, foi iniciada a primeira mesa literária “Palavra, mito e mundo: quando a dança começou”, com a participação da jornalista e escritora Semayat Oliveira, que mediou o papo entre o ambientalista e pesquisador tapuia Kaká Werá; o ator, compositor, poeta e pesquisador de línguas africanas Tiganá Santana; e a poeta e escritora vencedora do prêmio Jabuti 2020 Cida Pedrosa. 

Tiganá Santana, trouxe para a conversa o conceito da palavra dança como sendo “uma inscrição na experiência de existir”. Kaká Werá abordou a tradição da dança na cultura guarani “uma conexão com a natureza, uma manifestação espiritual, o reconhecimento do movimento da Mãe Terra”. Para Cida Pedrosa a palavra tem cheiro, tem forma e movimento e o significado de dança “é se conectar consigo mesmo, é se conectar com o divino”.

A Cia Jovem de Dança de São José dos Campos também realizou uma participação especial, com uma coreografia com referência ao tema da FLIM 2021: “Baila, o Corpo que lê”.

A programação da FLIM terá continuidade durante o final de semana. 

Neste sábado(18), a programação começa às 10h, com a participação da poeta e atriz MC Roberta Estrela D’Alva, compositor e vocalista do BaianaSystem Russo Passapusso, poeta bicampeã brasileira de Slam Luz Ribeiro, o escritor vencedor na categoria Livro Infantil do Prêmio Jabuti 2020 Otávio Junior. 

Às 15h é a vez do “Sarau Dança das Palavras” com acesso presencial mediante retirada de ingresso. O público poderá declarar seus versos no Microfone Aberto. E ainda lançando o livro "Diálogos na Pandemia - Diante da ameaça de morte, melhor reinventar a vida!", Ci Borges e Moacyr Pinto. 

O cantor Martinho da Vila participa da mesa online às 17h, junto a Thais Inocêncio e Brunna Francielle Morais. E para finalizar o dia a transmissão da live com Rael do seu novo EP “Capim-Cidreira”. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 18/09 | Sábado  

8h às 21h Alameda dos Poemas Poliedro (Presencial)  

8h às 21h Exposição Interativa com Coletivo LAB (Presencial)  

10h00 – Mesa: Tomar e retomar o corpo (Online)  

15h00 Sarau Dança das Palavras (Presencial e Online)  

17h00 Mesa: A dança do corpo que lê (Online)  

20h30 Show com Rael (Online com transmissão na tela de cinema do Parque)  

 19/09 | Domingo  

8h às 17h Alameda dos Poemas Poliedro (Presencial)  

8h às 17h Exposição Interativa com Coletivo LAB (Presencial)  

10h30 Contação de Histórias – Inaê e o Arco Mágico (Online)  

15h Entrelinhas – Lançamento de Livros (Online)  

17h Show de Encerramento com Hercules Gomes (Online)  

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: