Cinema

Cineasta taubateano Jeferson De é convidado para a Academia organizadora do Oscar

Além dele, Selton Mello e outros artistas brasileiros foram convidados

Thais Perez
29/06/2022 às 17:00.
Atualizado em 30/06/2022 às 14:20
Jeferson De (Divulgação)

Jeferson De (Divulgação)

O cineasta taubateano Jeferson De foi convidado a participar da Academia organizadora do Oscar. A lista de convidados foi divulgada nesta terça-feira (27) e entre os outros indicados a integrar a instituição são os brasileiros Selton Mello (O Palhaço), Bruno Barreto (Crô: O filme, Flores raras), Emilio Domingos (Favela é moda), Sara Silveira (Vazante), Ilda Santiago (produtora do Festival do Rio) e Waldir Xavier (Central do Brasil).

A academia convidou pessoas de 54 países, sendo que 44% são mulheres — 37% pertencem a comunidades étnicas/raciais sub-representadas. Também há 71 indicados ao Oscar e 15 vencedores da estatueta entre os nomes. Mais de 10 mil artistas, cineastas e executivos do cinema já fazem parte da academia.

Jeferson De lançou seu primeiro longa-metragem em 2011, chamado "Bróder", que foi selecionado no 60º Festival de Berlim e tendo recebido o prêmio de melhor filme pela APCA (Associação Paulista de críticos de arte) e 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O roteiro do filme foi selecionado no VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance.

Em 2013 dirigiu 26 episódios da série Pedro & Bianca, exibido na TV Cultura e ganhadora do Emmy no 2º Emmy Kids Awards e também o Prix Jeunesse Iberoamericano na categoria ficção para 12 anos. Foi diretor da sexta temporada do “Conexões Urbanas”, exibido no canal a cabo Multishow. No ano seguinte, dirigiu a série “Condomínio Jaqueline” e apresentou o programa “Mais Direitos, Mais Humanos”.

Em 2015, estreou seu segundo longa-metragem, “O Amuleto”, e em 2016 lançou “Correndo Atrás”, baseado no livro de Helio de La Peña. Em 2018, lançou o longa "M8 – Quando a Morte Socorre a Vida" sobre um jovem estudante de Medicina, e em 2021, "Doutor Gama", obra biográfica sobre o advogado abolicionista Luís Gama.

Atualmente, Jeferson está dirigindo a novela "Além da Ilusão", no ar às 18h na TV Globo.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por