André Aquino

A farinha que transforma, uma história de quatro gerações

Por isso, hoje é dia de falar de uma das padarias mais importantes no Vale do Paraíba: a “Padaria do Jarbas”

André Aquino é chef de cozinha e professor de gastronomiaPublicado em 17/09/2021 às 10:17Atualizado há 18/09/2021 às 07:43
Padaria do Jarbas (Reprodução)

Padaria do Jarbas (Reprodução)

Quem não gosta de um delicioso pão francês? Quem não gosta de parar em uma padaria, pedir um pão na chapa e um café com leite? Particularmente, adoro esse ritual. Por isso, hoje é dia de falar de uma das padarias mais importantes no Vale do Paraíba: a “Padaria do Jarbas”. 

Em julho de 1947, nascia no centro de Taubaté uma das padarias mais tradicionais, fundada por Jarbas Afonso Neves. Mas, essa história se inicia muito tempo antes, com Antônio Afonso Neves, em meados da década de 20, no Rio de Janeiro, quando saiu de Portugal para empreender no Brasil. Com o passar do tempo, a padaria só vem crescendo, inovando, mas mantendo alguns clássicos como o famoso pão de forma e o delicioso quindim.  

Em julho de 2019, inaugurou-se uma nova unidade, sob o comando de mais uma geração da família Jarbas – Lucas e Bruna Neves, netos do Jarbas.  Localizada na Av. Itália, apresenta um novo layout, diversificação de produtos e muito mais. 

Lucas comenta que o desafio de montar uma nova unidade foi muito grande. “Eu fiz faculdade de administração em São Paulo, e estava trabalhando em uma multinacional. Na época, quando comecei a conversar com o meu pai sobre a possibilidade de expansão da Padaria, e apesar de ter convivido a minha infância e adolescência com meu pai e meu avô na padaria, nunca havia trabalhado de fato no setor. A fim de aprofundar meu conhecimento, fui para Belo Horizonte fazer um curso na área, onde era e ainda é referência no segmento, e comecei a frequentar feiras de panificação em São Paulo. Nesse meio tempo, surgiu um local para abrir a segunda unidade, no qual achamos que seria muito estratégico”. Ainda diz sorrindo que, quando o avô viu a nova padaria disse: “Nossa, uma padaria muito grande, acho que vai ser a maior do Vale do Paraíba. A única coisa que eu queria ter, era pelo menos 20 anos a menos, para que eu pudesse estar trabalhando junto com vocês”.  Lucas Neves afirma que nunca viu alguém amar tanto o trabalho quanto seu avô, e que o seu desejo é ter a mesma vontade e vocação. Mas, se eu, André Aquino, posso dizer algo é que o Lucas herdou essa vocação, pois vem realizando um trabalho incrível. 

 A outra neta de Jarbas, Bruna Neves, atua na área de RH da padaria, e também refere-se a seu avô como uma inspiração, e relembra que o assunto padaria sempre esteve presente em todas as conversas de família. Mas, mesmo dentro da área administrativa, diz que se precisar, ela coloca a mão na massa. “Se tiver que fazer pão, eu sei fazer pão”, comenta. 

Sentimento de perpetuar uma geração 

“É muito gratificante poder trabalhar e perpetuar uma empresa que iniciou com o meu avô em 1947. Dar continuidade a um negócio familiar, que ele começou em sua adolescência, e até hoje faz sucesso, não tem preço. Tenho muito orgulho de toda trajetória de vida, valores e trabalho do meu avô e meu pai e, embora, seja um desafio e responsabilidade muito grandes de perpetuar a mesma, sei que estamos no caminho certo. Pretendo fazer com que a empresa mantenha sua excelência naquilo que faz, e se perpetue e cresça ainda mais, por muitos e muitos anos.” – Lucas Neves 

Todos temos o mesmo desejo, que as futuras gerações continuem trabalhando com amor, transformando farinha e demais ingredientes em pequenos pedaços de história.  

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: