Viver

Natividade da Serra terá edição do 'Santo de Casa' neste próximo sábado

Da RedaçãoPublicado em 21/07/2021 às 12:05Atualizado há 27/07/2021 às 01:15
Santo de Casa (Divulgação)

Santo de Casa (Divulgação)

A oitava edição do Projeto 'Santo de Casa' será realizada neste sábado, dia 24, no Bairro Alto, em Natividade da Serra. As atividades de exposição de santaria e de oficina de modelagem em argila, inspiradas nas artes das 'paulistinhas', serão promovidas das 13 às 18 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

As paulistinhas são minis esculturas características do interior paulista, especialmente do Vale do Paraíba, nos séculos 18 e 19. As peças normalmente possuem de 15 a 20 centímetros, traços simples, pouca cor ou ao natural, podendo ser crua ou queimada. O objetivo do ‘Santo de Casa’ é estimular a formação de público apreciador, difusor e preservador do gênero. O trabalho tem, também, a intenção de despertar e revelar talentos, fomentar e estimular a economia criativa na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “Esse gênero artístico é referencial histórico, social e cultural e, através dele, é possível entendermos um pouco sobre o passado em nossa região”, conta o proponente Luiz Claudio Daniel.

Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de confeccionar livremente a imagem de devoção. No final do período, ocorrerá a primeira exposição dos trabalhos dos alunos. "No projeto trazemos luz para a promoção do diálogo cultural e inter-religioso. A origem do gênero é católica, mas abrimos espaço para ressignificação. O participante pode fazer a obra que achar mais representativa, independentemente de sua religião", contextualiza o artista plástico e oficineiro Alexandre de Morais, o Xandi.

O Santo de Casa’ é um projeto desenvolvido em parceria entre o Projeto Kilometrarte e a TV Cidade Taubaté, com apoio do PROAC Expresso, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, edital 10/2019. Em Natividade da Serra conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura. As inscrições estão limitadas a 15 participantes, devido a pandemia de Covid-19. As oficinas e exposição já foram realizadas em São Bento do Sapucaí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Lagoinha e Redenção da Serra. Ainda ocorrerão atividades em Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: