Psicologia

Comportamento: qual a importância do sexo para o bem-estar?

Marcos Eduardo CarvalhoPublicado em 28/07/2021 às 00:16Atualizado há 28/07/2021 às 00:16
Olimpíadas (Kim Kiung-Hoon/Reuters/Agência Brasil)

Olimpíadas (Kim Kiung-Hoon/Reuters/Agência Brasil)

As camas utilizadas pelos atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram feitas com papelão reciclável, dentro da política de sustentabilidade da competição. No entanto, alguns atletas chegaram a suspeitar que o motivo era outro: evitar a prática sexual entre os atletas durante as Olimpíadas.

O sexo gera tabu dentro da sociedade desde que o mundo é mundo. Qual a importância do sexo?

Para a psicóloga e sexóloga Cris Borges, de São José, a atividade sexual é fundamental para a saúde e bem estar.

"É responsável, por exemplo, pela liberação de hormônios como ocitocina que proporciona bem estar, aumenta a imunidade, equilibra a pressão arterial, ajuda na manutenção do sono, melhora a autoestima, estimula a circulação periférica, diminui o estresse e a sensação de dor, trabalha a musculatura do assoalho pélvico, que são os músculos que sustentam nossos órgãos internos", enumera.

Segundo ela, sexo sempre será um tabu por questões culturais, religiosas e políticas.

"Uma pessoa que sabe que é dona do seu prazer e não se dobra a nenhuma regra moral ou religiosa, se torna livre, o que não é muito interessante para a sociedade controladora que vivemos", afirmou.

Para ela, a atividade sexual pode até mesmo ajudar a performance de um atleta, de que seja feita com equilíbrio.

"Claro que a única ressalva é praticar sexo responsável e, estar bem resolvido emocional e afetivamente para que isso não interfira na concentração".

A também psicóloga e sexóloga Rosana Pena, lembra que o sexo é uma necessidade básica do ser humano.

"A resposta sexual humana é considerada instintiva, uma vez que é comum à espécie, segue um padrão e é inata. Mas a cultura, crenças, valores, interferem muito na vivência deste instinto", afirmou. "Posso dizer que o sexo é parte da natureza humana, mas atuar o comportamento sexual ou não depende de vários fatores, inclusive da orientação sexual.

Segundo ela, não há nenhuma comprovação científica que o sexo atrapalha e nem que ajuda o desempenho do atleta. "Pode ajudar se for uma forma de relaxar e aliviar o estresse. Pode atrapalhar se vier regado a bebidas, noitadas, sexo intenso com 'malabarismos'".

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: