Gastronomia

Com recorde de pratos, 16ª edição do festival ‘Caraguá A Gosto’ é lançada no litoral

Evento marca não somente tradicional comemoração cultural e gastronômica da região, como também parte da retomada da economia do município turístico, fortemente afetado pela pandemia

Patrick C. SantosPublicado em 29/07/2021 às 17:10Atualizado há 29/07/2021 às 17:10
Abertura do festival Caraguá a Gosto (Patrick C. Santos / OVALE)

Abertura do festival Caraguá a Gosto (Patrick C. Santos / OVALE)

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, nesta quinta-feira (29), a cerimônia de abertura da 16ª edição do festival 'Caraguá A Gosto'.

O evento antes tido como um simples prestígio aos restaurantes locais na baixa temporada hoje é visto como o maior festival gastronômico do Litoral Norte de SP, com pratos que estimulam o turismo na cidade e acabam por vezes se integrando fixamente nos cardápios dos estabelecimentos cadastrados no concurso.

A cerimônia de abertura foi realizada em um evento fechado para colaboradores, patrocinadores, apoiadores e a imprensa no Teatro Mário Covas, seguindo os protocolos de distanciamento social e higienização por ordem do Estado de São Paulo.

Além disso, excepcionalmente nesse ano, o 'Caraguá A Gosto' é também marcado como um símbolo para a retomada econômica do município, que, assim como demais cidades marcadas pelo turismo, foi afetada fortemente pela pandemia da Covid-19.

“Eles vêm para cá, ficam em um hotel ou uma pousada, comem em um restaurante, abastecem em um posto de gasolina, então a gente acaba girando a nossa economia local”, pontuou Aguilar Junior (MDB), prefeito de Caraguatatuba, quando questionado sobre a integração de não só residentes de Caraguá no evento, como também a de turistas. “O próprio estudo do governo do Estado nos dá segurança para darmos um passo a mais. Lembrando, todos os protocolos sanitários deverão ser seguidos. Quando você visitar um restaurante vai ter que ter álcool em gel, você vai ter que utilizar a máscara, só vai poder tirar a máscara quando for comer ”, complementou o prefeito.

Nesse ano de 2021, a edição do “Caraguá A Gosto” acontece do dia 1 de agosto até o dia 12 de setembro e, dessa vez, os recordes foram batidos com 69 restaurantes e 115 pratos participantes, pratos estes separados em dez categorias:

- Carnes e aves: pratos elaborados com base em carnes e aves;

- Frutos do mar: pratos elaborados com base em frutos do mar;

- Culinária internacional: pratos da gastronomia internacional;

- Lanches artesanais: hambúrgueres e outros lanches artesanais;

- Pizzas: pizzas diversas;

- Comidas de boteco: petiscos e porções;

- Sabores da praia: petiscos de frutos do mar típicos de quiosques;

- Confeitaria: tortas, bolos, cupcakes, pudins e outros doces;

- Sobremesas frias: sorvetes, açaís e diversas opções de acompanhamento;

- Cafés: a novidade na edição de 2021, sobremesas e bebidas que possuam o café como ingrediente principal.

Durante a abertura também foi explicada sobre a premiação: a competição integra todos os restaurantes participantes em uma busca pelos pódios em cada categoria, com troféus de vendas para os três primeiros lugares (incluindo a novidade da edição, o troféu que condecorará o maior vendedor combinando todas as categorias). Com premiações não limitadas aos estabelecimentos, a equipe de garçons dos três primeiros restaurantes na classificação geral também receberão um prêmio, bem como os clientes, que participarão de um sorteio para ganhar um grande pacote de prêmios fornecidos pela prefeitura do município -- informações completas podem ser obtidas no site da prefeitura do município.

O regulamento de votação inclui tanto o atendimento presencial como o sistema de drive-thru e delivery, tendo o número de votos correspondente com quantidade de pessoas que um prato serve, ou seja, um prato individual valerá 1 voto, enquanto um prato que serve 4 pessoas valerá 4 votos independentes (sendo os votos somente computados com a presença da nota fiscal que confirme a compra de um produto cadastrado na competição).

TURISMO.

Em um cenário otimista, com a campanha de vacinação caminhando em um bom ritmo, os eventos de Caraguatatuba e região poderão ser cada vez mais reintegrados no ano de 2022. “Nosso objetivo é fazer todos os eventos culturais, esportivos, tradicionais e turísticos no próximo ano. Deixando muito claro: tudo isso sempre seguindo os protocolos sanitários”, finalizou Aguilar Junior.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: