José Luiz de Souza

O ‘Morar’, repleto de significados

José Luiz de Souza
22/06/2022 às 20:40.
Atualizado em 25/06/2022 às 00:29
Gustavo Martins (Carol Krieger/Divulgação)

Gustavo Martins (Carol Krieger/Divulgação)

Referência no cenário da arquitetura regional, Gustavo Martins, de São José dos Campos, prepara sua quinta participação na Casa Cor de São Paulo. Presente nas edições de 2018 a 2021, o escritório traz esse ano para o icônico edifício do Conjunto Nacional o seu “Loft UM” que leva em seu nome a premissa do projeto, refletido o morar de um usuário que busca manifestar sua identidade em um espaço repleto de significados, carregando proteção e pertencimento em seus 67m².

Gustavo Martins explica: “A inspiração vem da união da moradia com arte e tecnologia, trazendo além do conforto, um espaço que visa conexões, ente elas, a conexão entre morador e artista, seja por meio de uma alusão ou de um tributo”. O arquiteto se pergunta e, ao mesmo tempo, responde: “E como foi desenvolvido o tema "Infinito Particular" proposto pela CasaCor? Como ele está presente no espaço? A resposta é simples – o tema traz o universo do arquiteto, o seu conceito de morar a sua história. O loft um representa a unidade, o único, como abrigo das histórias”.

O tom de concreto contrastando a marcenaria de tonalidade mais fechada, remete o clima ao mobiliário modernista, já que o projeto busca valorizar elementos originais do prédio – que foi projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind – “e deixa expostos os pilares e a laje que contam histórias do momento arquitetônico e traduzem expectativas do seu personagem” conclui Gustavo. Alguns móveis assinados como a Poltrona Pierre, de Thiago Curioni, e o Sofá Abapo de Roberta Baqueri emprestam um toque design ao ambiente que também contou com apoios importantes de empresas de São José dos Campos como Alfa Marmoraria, ArqLuce, Bontempo, DNA Interiores, SDA Automação e ainda a Toque Final.

A Casa Cor de São Paulo 2022 ocorre, esse ano, entre os dias 5 de julho e 11 de setembro, no Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, um marco arquitetônico da cidade e ideal para abrigar a comemorativa 35ª edição da Casa Cor São Paulo.

LEIA MAIS

José Luiz de Souza

Colinas Fashion

10/08/2022 - 18:47

José Luiz de Souza

Feijão nas alturas

09/08/2022 - 15:50

José Luiz de Souza

Comemorando

08/08/2022 - 13:42

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por