José Luiz de Souza

Altar-mor

José Luiz de Souza
25/01/2022 às 09:23.
Atualizado em 26/01/2022 às 07:23
Laura Carneiro e Percival Tirapeli (Divulgação)

Laura Carneiro e Percival Tirapeli (Divulgação)

Autor de obras de extrema importância para a história da arquitetura, urbanismo e arte sacra da região metropolitana do Vale do Paraíba – como Arquitetura e urbanismo no Vale do Paraíba,  e outros 24 livros sobre história da arte brasileira e latino-americana, com ênfase no período colonial Percival Tirapeli professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp. Mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP e sua esposa, a jornalista Laura Carneiro – que é pós-graduada em Gestão da Comunicação pela ECA-USP, graduada em Audiovisual pela mesma Escola e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero – são os organizadores da obra “Igrejas de São Paulo: Arte e fé”, uma coedição Editora Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada. A obra, ricamente ilustrada com 330 fotografias, reúne 80 artigos, de 40 autores dos mais renomados para tratar do tema. “O livro é resultado das atividades de pesquisa e docência de membros do Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva (BMV) do Instituto de Artes da Unesp, e também de convidados”, comenta Tirapeli

Segundo o arcebispo de São Paulo, D. Odilo Pedro Scherer, “os artigos deste livro nasceram de vasta pesquisa histórica, artística e iconográfica. Da taipa ao concreto, as palavras e imagens apresentam a fé vivida por um povo e materializada em arquitetura, escultura e pintura. Na arte das igrejas também se expressam, de alguma maneira, as relações sociais e a vida comunitária que se estabeleceu a partir e ao redor de cada uma dessas construções”

O lançamento está programado para essa sexta-feira, 28 de janeiro, às 18h, no jardim interno do Patio do Colégio, edifício histórico de São Paulo, acontecendo por tant em em área aberta.

De esperança

O Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com a Basílica Menor de Sant`Ana, inaugurou ontem, a exposição “De Esperança em Esperança”, composta por 40 fotografias que registram a trajetória Eclesiástica e Pastoral de Dom Paulo Evaristo Arns, sob curadoria do Prof. Dr. Pe. José Roberto Abreu de Mattos e Prof. Dr. Pe. José Ulisses Leva. Com imagens registradas por Luciney Martins, Douglas Mansur e, também pertencentes ao Arquivo da Arquidiocese de São Paulo e do Banco de Imagens do Colégio Santo Américo, a exposição visa retratar momentos representativos na vida de Dom Paulo Evaristo Arns, desde sua nomeação, em 1966, como Bispo Auxiliar de São Paulo, seu período de cardinalato em São Paulo com destaque aos momentos de vivência com as pastorais e outros momentos históricos, e decisivos, de transformação social. O Cardeal dos Pobres, mas também o Cardeal da ESPERANÇA, exerceu seu ministério episcopal com grande dedicação, deixando inúmeros ensinamentos. Nos 28 anos à frente da Arquidiocese, criou 43 paróquias, construiu 1.200 centros comunitários, incentivou e apoiou o surgimento de mais de 2.000 Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na capital paulista, tendo sua biografia relatada em uma dezena de livros. Nascido em Forquilhas (SC), Dom Paulo Evaristo Arns é o quinto filho de 13 irmãos, filho de um casal de descendentes alemães, imigrantes da região do Rio Mosela. Em setembro de 1921 decidiu seguir o caminho da vida religiosa tornando-se um Frade Franciscano. Faleceu em dezembro de 2016, aos 95 anos, reconhecido, nacional e internacionalmente, como teólogo, escritor, estudioso de patrística, defensor da pessoa humana e pastor dedicado à Igreja. Período da exposição: de 26 de janeiro a 20 de março de 2022. Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Mais informações @museuartesacra

Três cardeais (Divulgação)

Amor pela literatura e pela arte (Divulgação)

LEIA MAIS

José Luiz de Souza

Necessidades modernas

19/05/2022 - 17:18

José Luiz de Souza

Nova temporada

18/05/2022 - 15:06

17/05/2022 - 22:30

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por