José Luiz de Souza

A arte pela preservação

José Luiz de Souza
29/06/2022 às 17:46.
Atualizado em 02/07/2022 às 02:04
artista Ju Barros, de Guaratinguetá (Divulgação)

artista Ju Barros, de Guaratinguetá (Divulgação)

A artista Ju Barros, de Guaratinguetá, é um dos 60 talentos selecionados para participar do projeto “Jaguar Parade NYC 2022” que acontece em São Paulo e New York, EUA – sua escultura, no momento, está exposta em frente a Shopping Cidade, na Avenida Paulista onde permanece até 15 de julho e depois segue para New York onde será vista de 7 de setembro a 5 de outubro. Trata-se de um movimento artístico que busca arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e o seu habitat. Ju Barros, que integra o projeto, pintou uma escultura em formato onça-pintada, para ser mostrada em espaços de grande movimentação. Ao final do período de exposição, as obras serão leiloadas, em Nova York, e 100% da receita líquida será doada para projetos de conservação do felino.

E a artista, alerta para as drásticas reduções da população do animal principalmente na Mata Atlântica e na Caatinga brasileiras, biomas que são “representados” artisticamente nas laterais da sua escultura e comenta: “na parte superior do corpo, surge um sol que simboliza a necessidade de atenção, de cuidado e de ações efetivas para restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas e preservar a espécie. Predadores solitários, os jaguares necessitam de áreas extensas e hábitat de boa qualidade para caçar e sobreviver”.

Morando em Guaratinguetá nos últimos doze anos, Ju Barros é mestre em Computação Gráfica pela PUC do Rio de Janeiro, realizou cursos de especialização em criação de mosaicos, pintura em vidro e História da Arte e já participou de exposições em várias cidades brasileiras além de Lisboa, Londres, Paris e New York, entre elas o Salão Internacional de Arte Contemporânea no Carrousel Du Louvre, na capital francesa.

No momento desenvolvendo um projeto paralelo, “Biomas do Brasil”, com curadoria de Oscar D´Ambrósio, a artista conclui sobre a participação no Jaguar Parade NYC2022. “Atualmente, estudos indicam que as principais ameaças à espécie são a caça ilegal e a perda e a fragmentação de áreas de vegetação nativa decorrente de atividades humanas. Conheça mais a obra da artista @jubarros.art. E acompanhe o projeto no Instagram @jaguar.parade.

LEIA MAIS

José Luiz de Souza

Colinas Fashion

10/08/2022 - 18:47

José Luiz de Souza

Feijão nas alturas

09/08/2022 - 15:50

José Luiz de Souza

Comemorando

08/08/2022 - 13:42

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por