Fran Galvão

A tendência do estilo Effortless Chic

Ouso dizer que seja esse o maior elixir quando o assunto é moda, ter estilo e ser elegante, se possível sem esforço

Fran Galvão, consultora de imagem e estilo
14/10/2021 às 13:41.
Atualizado em 16/10/2021 às 00:02
Ter um estilo Effortless Chic é aquele que a pessoa não levou muito tempo para se arrumar, mas está maravilhosa (Pinterest)

Ter um estilo Effortless Chic é aquele que a pessoa não levou muito tempo para se arrumar, mas está maravilhosa (Pinterest)

Escrevo essa coluna diretamente de Paris e venho pensando que desde que estreei e deixei meu Instagram aberto para sugestões de pauta e dúvidas venho recebendo muito comentários do tipo “quero ser chic” ou “quero ter mais estilo”. E que lugar melhor que Paris para escrever sobre ter estilo e elegância!

Assim também foi quando produzi meu último conteúdo para a revista JLS Magazine do meu querido e companheiro aqui no jornal OVALE, José Luís de Souza, sobre a tendência da Mulher Effotless Chic, que em tradução livre, algo como, uma mulher elegante sem esforço.

Ouso dizer que seja esse o maior elixir quando o assunto é moda, ter estilo e ser elegante, se possível sem esforço.

Segundo nosso dicionário “Elegante: adjetivo, que tem elegância, distinção na forma de vestir e de se portar: trajo elegante; aparência elegante; comportamento elegante. Definido por ser harmônico, leve, natural: concerto elegante. De movimentos graciosos, gosto requintado, senso estético primoroso.”

Impossível não questionar a definição acima, principalmente quando penso que subitamente estamos vivendo há quase 20 meses uma pandemia, onde hábitos, costumes, dress code e rituais mudaram, inclusive a definição de elegante também passa por reformulação e novo significado!!

Ser uma pessoa elegante atualmente é mais do que saber escolher o vinho ou os talheres certos, está além de entender postura, etiqueta ou netiqueta (a tal etiqueta que se recomenda observar na internet e que precisa ser considera nos dias atuais).

Trazendo esse conceito para o universo da imagem pessoal e da moda, fica claro que elegância não se trata de dinheiro, ou falta dele. Elegância vai muito além!!

A primeira coisa que sugiro tirar das suas buscas é a resposta para a frase “quero estar na moda e ser elegante”.

Isso me soa que a moda é uma lei e uma regra a ser seguida. Sugere que se você seguir essas regras vai se vestir bem, será elegante e sua imagem estará a prova de ruídos, o que absolutamente não é verdade.

As pessoas mais elegantes que conheço ignoram as tendências. Elas sabem que são consideradas como tal porque não seguem regras, mas sim ditam as suas próprias, e cada uma delas tem uma noção forte da sua própria imagem e um visual inconfundível.

Porém isso não quer dizer que essas pessoas não gostem e não acompanhem as novidades no vasto universo da moda. Afinal, ter um estilo próprio e gostar de moda não são coisas excludentes.

Moda é arte, assim como música, pinturas, literatura, porém está mais presente em nosso cotidiano. Mas fazendo uma comparação com música, eu duvido que você escutaria alguma música que não gosta, mas está no topo das paradas. Claro que não. E assim deve ser com a moda, para que reflita genuinamente em seus objetivos de imagem.

Afinal as pessoas reagem de forma profunda à imagem que projetamos e compreender esse comportamento, sem julgá-lo, é muito importante. Não podemos controlar como as pessoas irão nos julgar, mas podemos e devemos oferecer nossa melhor imagem.

Ter um estilo Effortless Chic é aquele que a pessoa não levou muito tempo para se arrumar, mas está maravilhosa. É aquele que traz um ar “nem arrumada demais, nem tão básica assim”, que funciona em vários lugares, ocasiões e versões sua.

O fato é que esse novo estilo que já é tendência de desejo absoluto, pode levar algum tempo para adquiri-lo, afinal um de seus pilares está ligado ao “menos é mais”, ou seja, ter menos peças, mas peças de qualidade, de bom corte, materiais e caimento. Peças que tragam um ar clean, despojado e impecável.

Outro pilar importante é entender sobre você. Eu poderia sugerir um belo blazer para começarmos a construir juntas o seu estilo Effortless Chic, mas qual será o blazer ideal para você? O meu sem dúvida tem ombros marcados e botões de destaque.     

Ou seja, a chave para construir um estilo elegante sem esforço está principalmente em saber quem somos e o que nos faz ser quem somos. Está em não ter todas as respostas, mas ter boas perguntas. Está em saber abraçar cada momento presente e em se sentir bem na própria pele. Está no desejo de sermos livres vestindo o que nos faz bem. Está em se despir das amarras, da competição, do ego e da falta de empatia.

E assim seguimos, nos preparando para sairmos do casulo, retomando nossas vidas pessoas e profissionais e esperando por um mundo e novos tempos mais elegantes!

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por