Política

51% das mulheres envolvidas em politica já sofreram algum tipo de violência, diz pesquisa

A pesquisa Políticas de Saia foi divulgada no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra Mulher

Maria Luiza Machado
29/11/2021 às 13:33.
Atualizado em 29/11/2021 às 13:33
 (Fundação Heinrich Böl)

(Fundação Heinrich Böl)

A pesquisa Políticas de Saia, realizada pelo Instituto Justiça de Saia, divulgada nesta quinta-feira (25) mostrou que ao menos 51% das mulheres já sofreram algum tipo de violência política. O estudo foi divulgado no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/ovale-agora-20 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Das 1.200 mulheres participantes da pesquisa, menos de 20% disseram já ter se candidatado a algum cargo político, sendo que 80% não foram eleitas. Os resultados evidenciaram mais ainda a dificuldade de inserção de mulheres dentro da política brasileira.

Além disso, as participantes também apontaram a falta de apoio por parte dos partidos políticos para que elas possam se candidatar. 

“Esses resultados já eram esperados, eu só queria colocar no papel”, alegou Gabriela Manssur, presidente do Instituto Justiça de Saia, ao Correio Braziliense. “Quando você fala e não apresenta dados você não consegue o impacto necessário. Esses dados são necessários para que nós possamos pleitear a quem nós temos que bater nas portas: sem dúvida nenhuma, os líderes de partidos que precisam se comprometer”. 

O estudo também mostrou que mais da metade das mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência dentro do ambiente político, as mais citadas foram: ofensas morais, xingamentos, exclusão de espaços públicos, ameaças, ataque sexual, fake news, agressão física e invasão de redes sociais.

A pesquisa continua aberta até outubro de 2022 para o recolhimento de mais dados, que deve ter aumento significativo com a chegada do ano eleitoral. 

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por