OVALELAB.com Univap

São José tem alta taxa de homicídios com autoria identificada, mas 7 em 10 ficam impunes no país

Caio Goulart, Giovanna Lavecchia e Isabela Sardinha
29/10/2021 às 19:18.
Atualizado em 30/10/2021 às 01:50

Uma pesquisa do Instituto Sou da Paz revela um dado chocante: sete em cada dez homicídios no Brasil ficam sem solução.

Se São José dos Campos tem taxa de homicídios abaixo da média brasileira, o índice de crimes não resolvidos também é bem menor. De acordo com o anuário de homicídios da Polícia Civil, no município a taxa é de 84% de soluções.

Apesar dos dados mais positivos, muitos fatores ainda dificultam determinadas investigações. 

“Quando um homicídio acontece, em qualquer localidade, é necessário que, imediatamente, o delegado, os investigadores e a perícia corram para o local para pegar as primeiras informações. As experiências de polícia no mundo todo mostram que se não obtiver as informações chave em 48 horas é improvável que vai se conseguir depois. Por isso é necessário dar uma resposta rápida e competente, daí pode-se melhorar pelo menos 50% os esclarecimentos e isso ajuda na contenção da violência”, afirma o ex-Secretário de Segurança Pública e ex-comandante da Polícia Militar, o coronel José Vicente da Silva Filho.

Para ele, a forma mais efetiva de se encontrar o responsável pelo crime é chegando ao local do acontecimento o mais breve possível e conversar com possíveis testemunhas, pois as pessoas estão mais suscetíveis a falarem alguma coisa quando os fatos ainda são recentes na memória. 

“Ainda há deficiências para serem superadas pela polícia civil, isso através de treinamento, usar melhor os recursos de investigação e de uma gestão de esclarecimento, ou seja, cobrar e tomar medidas para que esses crimes, os principais, sejam investigados”, destaca o coronel da reserva.

Segundo o advogado criminal Bruno Siqueira Galvão, parte dos homicídios não serem totalmente identificados tem relação inclusive com ligações ao crime organizado e, por vezes, “a demora da atividade investigativa, que, quanto maior, mais difícil torna a identificação dos autores.”

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por