OVALELab.com

Futuro da mobilidade: mundo avança e o 'ir e vir' precisa acompanhar

Andressa Souza, Bruna Oliveira, Gianluca Pontes e Irene OrtegaPublicado em 28/08/2021 às 01:12Atualizado há 28/08/2021 às 01:15

Um relatório feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) mostrou que, até o início do século passado, cerca de 10% das pessoas no mundo viviam nas cidades. Em 2007, a população urbana mundial ultrapassou a rural e continua a crescer --  e a tendência mundial é que até o ano 2050, duas em cada três pessoas viverão em áreas urbanas. A questão é: como se locomover nelas?

Nesse contexto, hoje temos a tecnologia dos patinetes, bicicletas e até mesmo dos carros elétricos compartilhados, dentro das cidades. O desenvolvimento da mobilidade do futuro sustentável irá revolucionar a humanidade, provocando assim a revisão das formas de compreender e planejar o meio urbano, criando tendências de transporte elétrico, como o Uber de aviação e o ônibus elétrico híbrido. 

É notável perceber que, ao longo do passar dos anos, o domínio do automóvel destacou-se como estratégia de acessibilidade. E com isso, criou-se espaço para as políticas públicas atribuídas ao setor de transporte.  Através da necessidade de novas transformações no setor de transportes urbanos, surgiram os projetos de transporte elétricos.

Os projetos de desenvolvimento tecnológico de transporte, vêm nos mostrando o aumento da produção de diversos transporte elétricos e híbridos no Brasil. 

Segundo a empresa brasileira “NeoCharge”, o mercado de veículos elétricos nos país vem apresentando crescimento desde o ano de 2015 até 2021, em relação à evolução anual de veículos elétricos no Brasil.

A mobilidade do futuro, mais conhecida como a era da conectividade e sustentabilidade, trata-se de uma das formas mais eficientes e seguras para a população, pois apresenta efeitos positivos para o meio ambiente -- por apresentar uma das maneiras mais sustentáveis de mobilidade e que oferece melhor qualidade de vida a seus usuários. 

FUTURO.

Produzida pela Embraer, a versão brasileira do eVTOL (Veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) é o mais novo conceito de carro voador elétrico. A empresa já tem acordo com a Uber para lançamento do serviço de transporte aéreo urbano.

“Este projeto espetacular é uma combinação de inovação, e uma filosofia de design centrada no usuário que irá decolar e pousar verticalmente, com um sistema propulsor de oito rotores de baixo ruído”, afirmou o engenheiro mecânico Felipe Santana.

“Para que este sistema de seja realidade, será preciso passar por um período de adaptação, aperfeiçoar a infraestrutura e criar o hábito nas pessoas”, disse o engenheiro.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: