OVALELab.com UNIVAP

Criado para reforçar luta contra a Covid, Hospital de retaguarda vira reforço em São José

Caio Goulart, Giovanna Lavecchia e Isabela Sardinha
25/09/2021 às 15:18.
Atualizado em 25/09/2021 às 17:48
Hospital de retaguarda começa a funcionar em São José (CLAUDIO VIEIRA/PMSJC)

Hospital de retaguarda começa a funcionar em São José (CLAUDIO VIEIRA/PMSJC)

Diante da necessidade de combate ao vírus que causou a pandemia da Covid-19, São José dos Campos construiu um hospital de retaguarda com objetivo de gerar leitos em outras unidades de saúde para cuidar de infectados pela doença.

Ao contrário de projetos dos chamados campanha que foram construídos por todo o Brasil, que depois serão desmontados, o município tem no local um novo Pronto Socorro do Hospital Municipal, que será gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). A unidade recebeu a ala de pediatria do hospital da Vila Industrial e setores de pronto atendimento infantil e de observação, abrindo espaço para leitos no HM e, consequentemente, dando ao município o 'legado' de uma nova unidade de saúde.

"Ao contrário dos hospitais de campanha erguidos em vários pontos do Brasil e desativados sem agregar valor algum, o hospital de retaguarda de São José, com 1.600 metros quadrados e 40 leitos, é uma estrutura definitiva, sólida, independente e de qualidade. Ele veio para ficar e será usado para tratamento da covid sempre que houver necessidade", disse o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) a OVALE.

SAÚDE.

Estudos do GPEA (Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) indicam que locais com mais população em situação de vulnerabilidade tendem a sofrer por mais tempo com a pandemia.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por