Rural

Produtores de Cruzeiro e Lavrinhas são beneficiados com ações ambientais

O Sindicato Rural dos municípios tem trabalhado com a recuperação de bacias hidrográficas

Maura Lídia do Vale, João Carlos de Faria
16/11/2021 às 13:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 13:40
Áreas restauradas em propriedades rurais de Cruzeiro e Lavrinhas (Divulgação)

Áreas restauradas em propriedades rurais de Cruzeiro e Lavrinhas (Divulgação)

O Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas está desenvolvendo projetos de adequação ambiental de propriedades rurais para regularização do Programa de Regularização Ambiental (PRA), atrelados a iniciativas conjuntas com as prefeituras de Lavrinhas e Cruzeiro, direcionadas à captação de recursos no Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

As ações estão sendo desenvolvidas nas bacias hidrográficas dos rios do Braço e Jacu, em Lavrinhas, e Água Limpa e Batedor, em Cruzeiro, que estão sendo recuperadas com o objetivo de melhorar o abastecimento humano. São 15 propriedades, sendo cinco delas produtoras de leite, somando um investimento aproximado de R$ 2,7 milhões.

Os produtores beneficiados, além de receberem o financiamento do investimento, que seria obrigatório para a adequação exigida pelo PRA, também podem obter renda com a restauração florestal, além de melhorar a qualidade e quantidade da água que passa na sua propriedade.

PRODUTOR SUSTENTÁVEL

Na mesma linha, o projeto Produtor Sustentável, em parceria com a Faesp, Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista e The NaturyConservation (TNC), em fase de diagnóstico, vai trabalhar na adequação ambiental de 180 propriedades leiteiras, qualificando-as para captação de crédito de carbono e pagamento por serviços ambientais (PSA).

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por