Sessão Extra

Sessão Extra: Urbam anuncia que irá produzir energia limpa a partir do biogás do aterro

Segundo a estatal, energia será suficiente para suprir pelo menos 30% do consumo da Prefeitura

Publicado em 21/07/2021 às 01:23Atualizado há 27/07/2021 às 01:15
Local onde é feita a queima do biogás, na Urbam (Divulgação/PMSJC)

Local onde é feita a queima do biogás, na Urbam (Divulgação/PMSJC)

Energia

A Urbam (Urbanizadora Municipal), empresa que é controlada pela Prefeitura de São José dos Campos, anunciou nessa terça-feira (20) que irá produzir energia limpa a partir do biogás captado no aterro sanitário da cidade.

Licitação

Segundo a Urbam, a implantação desse modelo deverá ocorrer até nove meses após o término da licitação que será aberta este mês para compra da unidade geradora, sua instalação e as devidas manutenções preventivas.

Licença

“As licenças ambientais necessárias de instalação já foram concedidas pelos órgãos reguladores. A produção de energia elétrica, por meio de fonte renovável, é menos poluente do que a simples queima do biogás em flare – como é feita atualmente”, informou a empresa.

Capacidade

A capacidade de geração será de 1,6 MWh, o que equivale a 30% do que a Prefeitura consome. De acordo com a empresa, o investimento será de R$ 10 milhões, com um retorno previsto em quatro anos. A estimativa é de que a captação de biogás do aterro seja suficiente para gerar energia nos próximos 15 anos.

Biogás

Desde 2008, todo o gás que resulta da decomposição do lixo no aterro sanitário da cidade é captado, queimado e eliminado na Central de Tratamento de Biogás. O tratamento atual é a ‘queima enclausurada’ em um flare, à temperatura aproximada de 600 graus, que funciona de forma ininterrupta.

Projeto

Com a unidade geradora, segundo a Urbam, esse gás deixará de ser apenas queimado e se transformará em energia limpa. No início do mês, a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade havia alegado que a implantação desse processo dependeria da aprovação pela Câmara do projeto que libera as termelétricas em São José.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: