Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a barbatana do animal na praia Ubatumirim, nesta quarta-feira.
Tubarão é visto na praia Ubatumirim, em Ubatuba (Foto: Reprodução/ Redes sociais)
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram um tubarão circulando pela praia Ubatumirim, na tarde desta quarta-feira (19), em Ubatuba. O Instituto Argonauta confirmou que a barbatana registrada é de um tubarão.
Esse é o segundo registro da presença de tubarões, na costa de Ubatuba, feito essa semana. Na segunda-feira (17) um tubarão Anequim foi filmado na Praia Vermelha do Sul. Nas imagens desta quarta, é possível ver que as pessoas saindo da água e se afastando enquanto o tubarão circula.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, a barbatana filmada é de um tubarão, possivelmente, com mais de dois metros de comprimento.
“Nós analisamos a imagem e de fato é um tubarão. Pelo tamanho da barbatana dorsal, que aparece no vídeo, é possível saber que ele tem mais de dois metros de comprimento”, explica.
Segundo o especialista, é comum avistar tubarões mais próximos da costa essa época do ano, pois as fêmeas estão no período de procriação. Porém, Hugo ressalta que ao ver notar a presença do animal é necessário que os banhistas saiam da água e que não tentem se aproximar ou tentar capturar o animal.
Ataques
Em novembro de ano passado Ubatuba registrou dois ataques de tubarão à banhistas. O primeiro caso foi de um turista francês que estava com a família na praia do Lamberto e sofreu escoriações na perna. O homem foi socorrido e o ataque foi confirmado por pesquisadores.
Cerca de uma semana depois, uma idosa também foi atacada na Praia Grande. Ela teve um ferimento de cerca de 25 centímetros nos membros inferiores.
Leia mais: Ataques de tubarão em Ubatuba: o que se sabe até agora e quais as orientações aos turistas
Leia mais: Ataque de tubarão em Ubatuba: especialista orienta turistas sobre o comportamento do animal no verão
Apesar dos ataques, os especialistas classificam os casos como raros e isolados. Segundo o registro internacional de ataques de tubarões, mantido pelo Departamento de História Natural do Museu da Flórida, desde 1931 foram oficialmente constatados somente 15 casos de ataque em São Paulo - incluindo os dois de Ubatuba.
21/05/2022 - 14:58
21/05/2022 - 11:44
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas. Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.