Pesquisadores do Instituto Argonauta confirmaram a autoria do vídeo e do animal
Tubarão flagrado em Ubatuba (Foto: Reprodução/ Redes sociais)
Pescadores que passavam pela Praia Vermelha do Sul, nesta segunda-feira (17), fizeram imagens de um tubarão circulando pelo mar, em Ubatuba. A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo Instituto Argonauta.
De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do instituto, o tubarão, possivelmente da espécie Anequim (Isurus sp) estava aparentemente debilitado, ou pode ser ainda uma fêmea procurando um local para dar a luz, não sendo possível afirmar as condições.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-25
Após o vídeo o animal se deslocou, se afastando e não sendo mais avistado.
Segundo o Argonauta, tubarões estão presentes em todos os oceanos, sendo que os anequins são encontrados em mares tropicais e de clima quente e encontram-se como espécie vulnerável pela lista de animais ameaçados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
“Mesmo com a suspeita de o animal estar debilitado, é muito importante ressaltar que não se deve aproximar ou tenta capturar o animal”, ressalta o instituto.
Ao ver animais marinhos debilitados o Instituto Argonauta pode ser acionado pelos telefones: 0800-642-3341 ou (12) 99785-3615.
21/05/2022 - 14:58
21/05/2022 - 11:44
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas. Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.