Tubarão

Tubarão é encontrado morto na praia Ubatumirim, em Ubatuba

Instituto Argonauta afirma que possivelmente animal encontrado morto é o mesmo registrado por turistas essa semana, na praia Vermelha do Sul

Douglas Cruz
21/01/2022 às 19:08.
Atualizado em 21/01/2022 às 19:08
Tubarão encontrado morto na praia Ubatumirim, em Ubatuba (Foto: Divulgação/ Instituto Argonauta)

Tubarão encontrado morto na praia Ubatumirim, em Ubatuba (Foto: Divulgação/ Instituto Argonauta)

Um tubarão foi encontrado morto, nessa sexta-feira (21), na praia Ubatumirim, em Ubatuba. Segundo o Instituto Argonauta o animal foi encontrado já sem vida por banhistas. A espécie encontrada é conhecida popularmente como tubarão-golfinho ou tubarão-cavala.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do instituto, é possível que esse animal seja o mesmo avistado na praia Vermelha do Sul, no dia 17 de janeiro, uma vez que o tubarão morto pertence à mesma família do anequim, que foi a identificação mais provável originalmente dada pelos especialistas na ocasião.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-26

"Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável", explica Gallo.

Ainda segundo o instituto, o animal encontrado morto era uma fêmea de 2,06 m e 60 kg. A espécie raramente é avistada em zonas costeiras do litoral Sudeste do Brasil. De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames.

Também, não foi constatada interação com pesca ou lixo. A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta em conjunto com o oceanógrafo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os tubarões-golfinhos são predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.

De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a espécie tem status de ‘vulnerável’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por