Pandemia

Prefeitura de São Sebastião realiza testagem contra Covid-19 na Aldeia Indígena Rio Silveiras

A ação foi promovida após uma moradora da comunidade testar positivo para a doença

Patrick C. Santos
29/11/2021 às 10:43.
Atualizado em 29/11/2021 às 10:44
O teste utilizado foi o PCR-RT (Divulgação/PMSS)

O teste utilizado foi o PCR-RT (Divulgação/PMSS)

Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) e da FSPSS (Fundação de Saúde Pública), a Prefeitura de São Sebastião realizou, na última sexta-feira (26), a testagem para identificação da Covid-19 na Aldeia Indígena Rio da Silveira, localizada no bairro Boraceia. Os resultados ainda estão em análise.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!

De acordo com a prefeitura, a ação foi realizada porque uma das moradoras da comunidade apresentou um resultado positivo para Covid-19. Em resposta à situação, os agentes da saúde do município realizaram os testes em pessoas contactantes, ou seja, indivíduos que tiveram contato com a pessoa contaminada.

Em atualização, a Sesau afirmou que a moradora infectada já está bem e saudável.

O teste efetuado foi o PCR-RT, onde um swab (grande haste flexível similar a um 'cotonete') é introduzido na via respiratória do paciente. A amostra coletada é enviada ao Laboratório Adolfo Lutz, referência no Estado de SP, para análise e o resultado pode demorar de 15 a 20 dias para ficar pronto.

Além dos testes, a prefeitura afirma que instaurou medidas de isolamento na área para impedir a possível disseminação do vírus.

Dados

São Sebastião registrou, desde o início da pandemia, 10.442 casos confirmados de Covid-19 e 171 óbitos de moradores relacionados à doença, além de 9 óbitos de não-residentes.

Em nota, a Sesau de São Sebá diz que "o município tem tomado uma série de medidas com bons resultados no enfrentamento à pandemia, fato comprovado pelo número de registros de novos confirmados nas últimas 24 horas (apenas duas pessoas); em quarentena domiciliar (35 pessoas); e de recuperados (10.236 superaram a doença, índice de 98% em relação aos casos confirmados)".

Vacinação

Sobre a campanha de vacinação, 147.295 doses já foram aplicadas; 74.012 de primeira dose, 65.272 de segunda dose, 2.351 doses únicas e 5.660 doses de reforço.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por