Atendimento

Prefeitura de São José quer implantar moto ambulâncias com bombeiros no apoio ao Samu

As ‘motolâncias’ serão operados por bombeiros, contratados através da atividade delegada, que irão atuar no pré-atendimento das emergências do Samu

Douglas Cruz
24/11/2021 às 16:07.
Atualizado em 24/11/2021 às 16:12
'Motolâncias' utilizadas em Brasília (Foto: Breno Esaki/ Agencia de Saúde do DF)

'Motolâncias' utilizadas em Brasília (Foto: Breno Esaki/ Agencia de Saúde do DF)

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou essa semana que pretende implantar na cidade, a partir de janeiro de 2022, uma modalidade de atendimento de emergências com motocicletas.

O novo serviço foi anunciado pelo prefeito Felicio Ramuth (PSDB), na segunda-feira (22), durante cerimônia de entrega de quatro viaturas, na unidade do Corpo de Bombeiros da Vila Industrial.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/ovale-agora-18 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O objetivo, segundo a prefeitura, é agilizar os atendimentos de urgência e emergência, na realização do pré-atendimento, em apoio ao SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Uma portaria de 2008 do Ministério da Saúde autoriza o atendimento das ‘motolâncias’. Cidades como Brasília e Santos já utilizam o serviço. As motos devem ter equipamentos obrigatórios como desfibrilador, cilindro de oxigênio, colar cervical, dentre outros.

A portaria estabelece que os condutores das motos devem ter CNH categoria A, com experiência mínima de um ano; ter realizado curso de condutores de veículos de emergência e pilotagem defensiva; além das experiências de atendimento médico.

Segundo a Prefeitura, o serviço será operado por profissionais do Corpo de Bombeiros através da atividade delegada. Eles atuarão em momentos em que estiverem de folga da corporação. A administração afirma que a implantação do programa, o pagamento dos salários e a disponibilização das motos e equipamentos, serão custeados pela prefeitura.

Em nota enviada a OVALE, a Secretaria de Proteção ao Cidadão disse que o convênio para implantação do serviço foi enviado para a SSP (Secretaria de Segurança Pública) para a formalização.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por