Inovação

Parque Tecnológico de São José dos Campos completa 15 anos

O principal auditório do complexo ganhou o nome de Marco Antonio Raupp, ex-ministro e cientista que participou da criação do parque

03/12/2021 às 18:12.
Atualizado em 03/12/2021 às 18:12
Autoridades presentes na comemoração (Foto: Claudio Vieira/ PMSJC)

Autoridades presentes na comemoração (Foto: Claudio Vieira/ PMSJC)

O Parque Tecnológico de São José dos Campos completa, nesta sexta-feira (3), 15 anos de sua criação. Um evento realizado no complexo homenageou nomes que fizeram parte da história do centro de inovação, que é mantido pela prefeitura da cidade, através da administração de uma OS (Organização Social).

O professor e cientista Marco Antonio Raupp, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, foi o grande homenageado. O principal auditório do complexo de inovação passou a ter seu nome. Raupp participou da criação e implantação do parque, além de ser o primeiro diretor-geral (2009-2011). O cientista morreu no último dia 24 de julho, aos 83 anos.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-20

Durante o evento, também foram lembrados nome de outras pessoas já falecidas que colaboraram com o desenvolvimento do complexo, como o ex-vice-prefeito, Riugi Kojima, que dá nome ao Parque Tecnológico, e do ex-reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Michal Gartenkraut.

O atual diretor-geral do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes, falou sobre as várias etapas de desenvolvimento do complexo e sobre os novos projetos.

“O Parque hoje é um ponto focal no país em inovação. Nesse momento, estamos tocando, por exemplo, a implantação da tecnologia 5G em nossa região e a certificação inédita de cidades inteligentes em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, disse Nunes.

O Parque

O Parque Tecnológico, considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil, foi criado em 4 de dezembro de 2006. O núcleo do Parque foi instituído pela prefeitura de São José com a aquisição de uma fábrica desativada, com uma área de 33 mil m², composta por um hall de eventos e um centro empresarial.

O Parque tem a missão de promover a interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento visando à inovação tecnológica.

Atualmente, esse núcleo tem mais de 55 mil m² de área construída, quatro centros empresariais e mais de 300 empresas vinculadas, além de laboratórios multiusuário e seis universidades. Mais de R$ 2,7 bilhões já foram investidos no desenvolvimento do Parque.

O complexo de inovação e empreendedorismo gera atualmente 1.700 postos de trabalho diretos e conta com mais de 300 empresas e instituições vinculadas.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por