Festas

Pandemia: Ilhabela anuncia protocolos adotados para o período de carnaval

Temendo uma nova onda de contágio da Covid-19, o município intensificará as normas sanitárias durante o feriado

Patrick C. Santos
23/02/2022 às 12:07.
Atualizado em 23/02/2022 às 12:13
Ilhabela (Divulgação/PMI)

Ilhabela (Divulgação/PMI)

Com a aproximação do feriado de Carnaval, onde os municípios turísticos recebem uma grande demanda de visitantes, a Prefeitura de Ilhabela anunciou, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), que intensificará a fiscalização sanitária da cidade durante o período festivo. A ação tem como objetivo evitar a propagação da Covid-19 no município.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!

Toninho Colucci (PL), prefeito da cidade, comenta o caso. "Mesmo sem as festividades oficiais da Prefeitura, esta é uma época que a cidade recebe muitos visitantes, por isso é necessária muita cautela. Nossa população e quem nos visita precisa manter as medidas de segurança sanitárias, como o uso de máscaras, álcool gel e o distanciamento social. A saúde da nossa população é prioridade!", disse Colucci.

Decreto e folia

Durante os dias do feriado de Carnaval -- dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro e 1° de março -- o decreto n° 9047/2022 está em vigor. O decreto veda a realização de shows artísticos e/ou musicais na cidade, bem como o uso de sons mecânicos, como aparelhos eletrônicos particulares, após às 20h, em quiosques, bares, praças, praias, ciclovias e calçadas.

Ainda no decreto, os estabelecimentos comerciais que promovem aglomeração em espaços privados devem exigir o comprovante de vacinação ao público, comprovando a tomada de, pelo menos, duas doses (ou dose única). A exigência prevista pode ser suprida com apresentação de exame de RT-PCR antígeno realizado pelo usuário, no máximo, 24 horas antes do evento.

Máscaras e comprovante de vacinação

A prefeitura ressalta que o uso obrigatório de máscaras de proteção ainda vigoram na cidade, valendo para a permanência em locais públicos. A apresentação de passaporte vacinal é necessária para ter acesso às repartições públicas e/ou comércios locais.

"Estas medidas foram tomadas visando o controle de público e dos protocolos sanitários, levando em consideração que neste período existe grande fluxo de munícipes e turistas por toda a cidade”, salienta Colucci, temendo o risco de uma nova onda de contágio na cidade.

A Fiscalização Municipal, com apoio da PM (Polícia Militar), intensificará a inspeção, segurança e monitoramento durante o período, para evitar festas clandestinas e grandes aglomerações na cidade, além da fiscalização para que sejam cumpridas as medidas sanitárias e de prevenção estipuladas pela municipalidade.

Carnaval

Na cidade, as festividades relacionadas ao carnaval foram transferidas para o mês de maio, devido aos riscos de contágio pela Covid-19. A Prefeitura de Ilhabela decretou como ponto facultativo os dias 28 de fevereiro até 1° de março, sendo que apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente no período, entre eles, coleta, limpeza e remoção de lixo; Gripário Municipal, Hospital Mário Covas, Defesa Civil e auxílio ao tráfego e à segurança.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por