Trabalho

Pandemia faz crescer subocupação no mercado de trabalho, diz Seade

Acréscimo concentrou-se em categorias mais precárias de trabalho, de acordo com dados divulgados com base na Pandemia faz crescer subocupação no mercado de trabalho, diz Seade

Xandu Alves
24/11/2021 às 16:14.
Atualizado em 25/11/2021 às 00:42
Vagas. Fila para mutirão de emprego formal (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Vagas. Fila para mutirão de emprego formal (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Estudo da Fundação Seade com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostra que desde o primeiro trimestre de 2020, no período pré-pandemia, o nível de ocupação do trabalho no estado de São Paulo passou por momentos distintos.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/ovale-agora-18 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Depois da forte redução no segundo e terceiro trimestres de 2020, na primeira onda da pandemia, foram registrados aumento no quatro trimestre, relativa estabilidade no primeiro trimestre de 2021 (2ª onda) e crescimento no segundo trimestre de 2021, após a expansão da vacinação.

A recuperação parcial dos níveis de ocupação ocorreu com ampliação do número de subocupados, que, na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o segundo de 2021, aumentou sua proporção em relação ao total de ocupados em todas as regiões do estado: de 5,2% para 7,1% no estado (323 mil) e de 6% para 7,1% no interior (60 mil).

SETOR

O acréscimo de subocupados no estado, entre o primeiro trimestre de 2020 e o segundo de 2021, ocorreu principalmente na indústria, nos outros serviços (cuidado pessoal, esportivo, cultural) e nos serviços domésticos, equivalendo a 64% do total.

O acréscimo de subocupados entre o primeiro trimestre de 2020 e o segundo de 2021, segundo o Seade, concentrou-se em categorias mais precárias, como o trabalho por conta própria, pequenos empregadores e seus familiares e trabalhadores domésticos sem carteira, no interior.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por