História

Maria Fumaça de 1922 será instalada como resgate histórico na Praça da Estação em Tremembé

Locomotiva será instalada na Praça para resgatar memória da linha férrea na cidade, desativada na década de 1950

Leonardo Moraes
06/07/2022 às 15:08.
Atualizado em 06/07/2022 às 16:09
Simulação da Maria Fumaça na Praça da Estação / Divulgação Prefeitura de Tremembé (Foto: Divulgação / Prefeitura de Tremembé)

Simulação da Maria Fumaça na Praça da Estação / Divulgação Prefeitura de Tremembé (Foto: Divulgação / Prefeitura de Tremembé)

Uma locomotiva do tipo Maria Fumaça fabricada em 1922 será instalada na Praça da Estação em Tremembé, para um novo ponto turístico regional e rememorar o transporte ferroviário da cidade. A locomotiva era da propriedade de Taubaté e será transferida para Tremembé.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!

A estação onde ficará a Maria Fumaça, funcionou de 1914 até a década de 1950 como uma extensão, ramal, à Estrada de Ferro Central do Brasil, escoando principalmente a produção de arroz e café cultivados pelos Monges Trapistas que habitaram a cidade no início do século XX. 

Hoje, desativada, é palco de eventos culturais e um dos principais atrativos turísticos do município, preservando sua arquitetura original da época dos tempos do transporte ferroviário brasileiro.

No momento, a equipe de Tremembé deu início às tratativas técnicas com a EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão) para a implementação de um trilho cenográfico e da logística para trazer a máquina de Taubaté até a Estação de Tremembé. 

A exposição da Maria Fumaça na Praça da Estação é parceria da prefeitura de Tremembé, Taubaté e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Tremembé)

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Tremembé)

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por