Eleições-2022

Lula diz que Bolsonaro destruiu o Inpe e destaca importância da Embraer para o país

As afirmações foram dadas durante entrevista à Rádio CBN Vale. Ainda segundo o petista, São José dos Campos tem “mais desemprego do que em qualquer outro momento”

Marcos Eduardo Carvalho
26/01/2022 às 11:19.
Atualizado em 26/01/2022 às 11:49
Embraer (Embraer/Divulgação)

Embraer (Embraer/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato nas eleições de 2022, disse nesta quarta-feira (26), que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) ‘destruiu’ o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não valorizou o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

As afirmações foram dadas durante entrevista à Rádio CBN Vale. Ainda segundo o petista, São José dos Campos tem “mais desemprego do que em qualquer outro momento”.

“Os trabalhadores organizados estão há três anos sem aumento real”, afirmou Lula durante a entrevista à emissora.

“Fui muitas vezes à Embraer, fui visitar muitas outras fábricas em São José dos Campos, a Volkswagen em Taubaté. Eu espero que agora que terminar a Covid poder viajar para o Vale do Paraíba e São José dos Campos”, disse o ex-presidente.

Ainda durante a conversa, disse que o estado está permitindo a falência das universidades e citou o ITA e o Inpe. “O estado destruiu o Inpe, nunca deu visitou e nunca deu importância para o ITA”, disse.

Em seguida, ainda falou sobre a Embraer, quando criticou a venda para a Boeing, que acabou sendo revogada durante a pandemia da Covid-19”, ressaltou.

Venderam a Embraer da forma mas escabrosa possível, e ainda bem que a Boeing não pode ficar. A Embraer era um centro de excelência de tecnologia e credibilidade tecnológica do país. A terceira empresa de aviação do mundo”, afirmou.

Na sequência, ainda disse que agiu como uma espécie de garoto-propaganda da fabricante de aviões quando era presidente, entre 2003 e 2012.

“Eu tive o prazer de viajar para muitos países vendendo avião da Embraer. Cada avião comprado da Embraer eu sabia que tinha um trabalhador produzindo uma pequena peça daquele avião”, disse o ex-presidente.

  

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por