Parque da Cidade

Doria e Felicio se reúnem para debater ‘museu a céu aberto’ no Parque da Cidade

Projeto, que deve ter curadoria de Bia Doria, planeja transformar Parque Roberto Burle Marx em novo Inhotim

Douglas Cruz * com informações de Thaís LeitePublicado em 29/09/2021 às 18:54Atualizado há 29/09/2021 às 18:55
Reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação/ Governo de SP)

Reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação/ Governo de SP)

O governador João Doria (PSDB) e o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), se reuniram nesta quarta-feira (29) na capital paulista para a apresentação do projeto de implantação de um ‘museu a céu aberto’ no Parque Roberto Burle Marx (Parque da cidade).

O projeto, que deve receber a curadoria da artista plástica e 1ª dama de São Paulo Bia Doria, prevê intervenções de arte, lazer, gastronomia e negócios, como as do Instituto Inhotim em Brumadinho (MG), considerado maior museu a céu aberto do mundo.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp: https://bit.ly/ovale-agora-6 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado!

“É uma das áreas com maior potencial para desenvolvimento turístico no Estado de São Paulo, tanto por conter o trabalho paisagístico e de artes de Burle Marx, como a arquitetura única em vários pontos, tanto das residências locais quanto do complexo da antiga fábrica da Tecelagem Parahyba”, destacou a Secretaria de Turismo do Estado, a OVALE.

Também estiveram presentes na reunião, a 1ª dama Bia Doria, os secretários estaduais de Turismo, Vinicius Lummertz e Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Por parte da prefeitura, estavam os secretários de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Alves Marques Filho, e de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Pereira Manara.

Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (Foto: Divulgação/ Governo de SP)

Patrimônio histórico de São José, o espaço carrega entre seus principais atrativos os jardins desenhados por Roberto Burle Marx e a Residência Olivo Gomes, projetada pelo arquiteto Rino Levi. A arquitetura moderna é um dos tantos fatores que atraíram a ideia de que o parque se torne referência mundial.

Em visita à região, em maio, o secretário, Vinícius Lummertz, afirmou que o projeto também pode contribuir com o desenvolvimento econômico.

“Uma cidade que possui turismo e desenvolvimento não tem desemprego, e essa premissa nos motiva a investir nos municípios do Estado de São Paulo com muita responsabilidade”, disse.

À época, ele visitou o espaço da região norte da cidade e esteve acompanhado de Bia Doria, do prefeito Felicio Ramuth (PSDB) e da primeira dama de São José, Vanessa Ramuth. 

CONCEITO

Como adiantado pela Secretaria de Turismo a OVALE, o conceito do espaço deve contar com uma série de parcerias e prevê o multiuso de áreas para o desenvolvimento de arte, gastronomia, convenções e negócios. A ideia é transformar o local em um ativo turístico, cultural e de lazer que tenha potencial nacional e internacional.

Parque da Cidade (Cláudio Vieira/PMSJC)

“O governo do Estado e o município estão estudando formas de melhor utilizar o pleno potencial do Parque em soluções com arte, lazer, entretenimento, centro de convenções, de forma a ser uma grande atração do Estado de São Paulo em breve”, acrescentou o governo estadual.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: