Dica OVALE

Dica OVALE: 10 praias paradisíacas para conhecer em Ubatuba

Confira as melhores indicações de praias para conhecer, curtir e se apaixonar no município de Ubatuba. Qual será seu próximo destino?

Patrick C. SantosPublicado em 09/09/2021 às 11:45Atualizado há 14/09/2021 às 01:14
Ilha das Couves (Viajando com a mala rosa)

Ilha das Couves (Viajando com a mala rosa)

Que o Litoral Norte de SP tem, em geral, algumas das melhores e mais belas praias do Brasil a gente já sabe, porém, não dá para esconder o fato de que Ubatuba possui praias especialmente paradisíacas em destaque da região. Não limitada à riqueza cultural de povos tradicionais, as belezas naturais de Ubatuba atraem muitos turistas das cidades vizinhas, São José dos Campos, São Paulo e outros lugares do país.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matéria exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-1

Pensando em recomendar alguns destinos perfeitos para folgas, férias e feriados prolongados, OVALE criou uma lista com algumas das praias e ilhas mais maravilhosas para conhecer e desfrutar no município litorâneo. Inclusive, não deixe de comentar sugestões de seus locais favoritos para relaxar e/ou se aventurar no 'Facebook' e no 'Instagram' do jornal!

Confira agora uma seleção feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte!

(A lista foi criada com base em uma seleção de publicações especializadas em turismo de Ubatuba e avaliações diretas de frequentadores munícipes e turistas das praias por meio dos comentários públicos no Google Maps)

1. Praia da Sununga:

Praia da Sununga (Melhores Destinos)

Conhecida por seu mar agitado e, por vezes, traiçoeiro, a Praia da Sununga exige cautela àqueles que não sabem nadar, principalmente por ser uma "praia de tombo", aquela famosa "que fica fundo do nada". No entanto, é o cenário ideal para quem curte surfar ou praticar skimboard.

Internautas munícipes recomendam tomar cuidado ao subir nas pedras quando o mar está agitado, pois a água é forte e pode derrubar alguém de lá. Vários relataram a importância de não tirar os olhos das crianças e de perguntar para donos de quiosques e locais se está em um bom dia para entrar tranquilamente.

Segundo especialistas no turismo, a curta orla de areia cheia de coqueiros, acompanhada do mar esverdeado e uma bela vista para o Morro do Corcovado criam um "cenário digno de cartão-postal".

Além de tudo, o maior diferencial da praia é a famosa 'Gruta que Chora', uma pequena caverna de paredes rochosas que pingam água. A belíssima gruta verte mistérios e folclores locais!

Gruta que Chora, Praia da Sununga (Curiosidades de Ubatuba)

2. Praia Domingas Dias:

Praia Domingas Dias (Ubatuba Guide)

Quem conhece a Praia Domingas Dias já sabe porque ela está na lista! Considerada uma das praias mais bonitas de Ubatuba e de todo o Litoral Norte, a Domingas Dias é perfeita para quem procura um passeio mais tranquilo, relaxante e que dure o dia inteiro sem nenhum estresse.

Cercada de pedras lindas e uma exuberante vegetação de Mata Atlântica, a praia tem águas cristalinas e areias finas e brancas pouco frequentadas.

Uma "queixa" de frequentadores é que não existem quiosques muito próximos à praia, portanto, prepare seu cooler, seus lanchinhos e suas bebidas (só não esqueça de levar todo o lixo embora com você)!

Localizada ao lado direito da 'Praia do Lázaro', a Domingas Dias é acessada [principalmente] passando por um condomínio local. É possível apreciar a paisagem na sombra de amendoeiras.

Acesso à Praia Domingas Dias (TripAdvisor)

3. Praia do Cedro:

Praia do Cedro (GoPasseios)

Não dá pra falar de praias mais bonitas e famosas de Ubatuba sem citar o Cedro. A Praia do Cedro, uma das mais belas do Litoral Norte, é conhecida por ser bem calma e tranquila.

A Praia do Cedro já apareceu em uma lista do 'Dica OVALE' sobre as melhores praias de todo o Litoral Norte de São Paulo.

Segundo agentes de turismo locais, suas águas claras e levemente esverdeadas atraem não apenas brasileiros, como também estrangeiros. Ótima para a prática de stand up e limpar a mente.

Para chegar na praia é preciso fazer uma caminhada não tão fácil, porém, segundo visitantes, o encontro do mar vale o esforço!

4. Praia do Prumirim:

Praia do Prumirim (Melhores Destinos)

Com cerca de 1 quilômetro de extensão, a Praia do Prumirim tem uma faixa de areia grossa e clara. O mar é bem mutável e tem bastante correnteza, ou seja, às vezes está bem tranquilo e às vezes está mais propício para os surfistas.

Repleta de belas conchas, esta é uma praia de tombo, então fique esperto! Lá você também encontrará barzinhos e quiosques bem legais.

Os munícipes e turistas dizem que adoram ir na praia para relaxar na água morninha, ficarem isolados e curtirem o dia.

Uma das características mais marcantes é a presença de um rio e uma cachoeira no canto direito da praia, perfeito para quem quiser tomar um banho de água doce -- as mães também adoram, pois é mais seguro para a criançada!

Cachoeira do Prumirim, Praia do Prumirim (Viagem e Turismo)

5. Praia da Almada:

Praia da Almada (João Victor Peretti Fulconi/CC BY-SA)

A Praia da Almada é uma das melhores pedidas em Ubatuba. Bem diversa, ela oferece tranquilidade para quem busca relaxar com família e/ou amigos, mas também conta com serviços de passeio de barco para outras ilhas da região, como a das Couves, por exemplo.

Suas águas são calmas e rasas, portanto, é bem comum ver gente praticando stand up e caiaque no mar.

O que os munícipes que avaliram a praia costumam mais falar é sobre a beleza da paisagem e a disponibilidade de quiosques, enquanto a maior crítica é sobre a estrada que dá acesso a praia, ela é íngreme e tem curvas fechadas.

Em julho, a praia recebe o Festival de Camarão de Almada, fique esperto para os próximos anos!

6. Praia do Félix:

Praia do Félix (Melhores destinos)

Mais uma praia que já apareceu na outra lista! Considerada uma das mais famosas e badaladas de Ubatuba, a Praia do Félix chama muito a atenção por ser uma das melhores praias do Litoral Norte. Ela reúne tudo em si, seu lado esquerda é mais fundo e agitado, ótimo para a prática de esportes, já seu lado direito é uma piscina natural bela e bem calma, ótimo para famílias e crianças.

Com areia branca e lisa e um mar verde-azulado, a Praia do Félix pode ser acessada passando por um condomínio próxima a um posto da Polícia Rodoviária -- alguns internautas julgam a trilha como um pouco difícil e perigosa de escorregar, então tome cuidado.

Com uma ótima infraestrutura, é possível avistar algumas outras praias e ilhas locais e, ainda por cima, fazer um passeio até elas de barco! Lá você encontrará quiosques bem rústicos.

Um dos maiores pontos da Praia do Félix é a estupenda formação rochosa que cria sombras naturais para o descanso, alguns munícipes nem levam guarda-sol!

7. Praia Vermelha do Norte:

Praia Vermelha do Norte (Bianca Manuela Lúcio Arcanjo)

Considerada uma das melhores praias para surfar em Ubatuba, a Praia Vermelha do Norte é a queridinha de vários atletas da região, porém, não é muito aconselhável para o nado casual -- tirando o lado direito da praia, onde a correnteza é mais amena (mesmo assim, cuidado!).

Apesar do nome, o mar possui uma faixa longa de 7 quilômetros de um mar azul-esverdeado bem forte. O "vermelho" do nome se dá pela areia muito dourada e macia que, de vez em quando, é possível encontrar pontos tão destacados que se assemelham à cor vermelha.

A estrutura é bem "urbana", é fácil achar estacionamento, quiosques e restaurantes para se servir. Os internautas dizem que a praia costuma ser limpa, lindíssima e tem um pôr do sol maravilhoso.

Um pôr do sol na Praia Vermelha do Norte (Marcelo Perensin ao Google Maps)

8. Praia das Conchas:

Praia das Conchas (Curiosidades de Ubatuba)

Uma pequena praia deserta, a Praia das Conchas recebe tal nome pela enorme quantidade de conchas em sua faixa de areia, estas que variam em diversos tamanhos e cores. Lembrando: evite levar conchas embora da praia, elas são importantes como forma de nutrição do ambiente marinho, servindo de forma de alimento para organismos por meio do cálcio. Da natureza, não se deve ficar tirando nada.

O mar é translúcido e tranquilo, ideal para um programinha mais família. A paisagem é sensacional, possui coqueiros, paredões rochosos e vegetação nativa. Munícipes definem como um verdadeiro paraíso.

Especialistas de turismo recomendam que os turistas evitem de ir na maré alta, pois a praia some. Não existem muitos quiosques por perto, então é melhor levar uma água e um lanche.

Enorme quantidade de conchas na Praia das Conchas (Melhores destinos)

9. Ilha das Couves:

Ilha das Couves (Viajando com a mala rosa)

Impossível falar de praias de Ubatuba sem citá-la. Provavelmente a Ilha das Couves é a ilha mais famosa de Ubatuba, afinal, seu visual e diversidade não deixa dúvidas de que se trata de uma das melhores praias da RMVale. Sempre bem procurada por turistas em seus melhores passeios, a Ilha das Couves é uma formação paradisíaca natural, com um mar claro que varia entre tons verdes e azulados.

A costa da ilha é dividida em duas partes, a praia menor (conhecida com Praia de Fora ou Praia do Japonês) é onde os passeios de barco, majoritariamente, acontecem, já a parte maior (conhecida também como Praia de Dentro ou Prainha das Couves) tem águas coloridas, tranquilas e encantadoras, essa é conhecida como a parte mais linda e visitada da Ilha das Couves. O acesso entre as duas praias é super acessível, cerca de 5 minutos de caminhada.

Para ir à ilha, é necessário desembolsar entre R$ 40 e R$ 70 por pessoa. Vale lembrar que o acesso à Ilha das Couves tem um limite diário dividido entre três turnos (às 8h, 11h e 14), ou seja, é um lugar bem preservado e reservado, ideal para grupos de amigos e casais.

A Ilha das Couves também apareceu na lista de OVALE sobre as melhores praias de todo o Litoral Norte de São Paulo.

10. Praia do Puruba:

Praia do Puruba (Nas estradas do planeta)

Com apenas 1.5km de extensão, a Praia do Puruba tem areias finas e fofas. O maior diferencial da paisagem é a presença muito próxima do 'Rio Puruba', este que deságua no oceano e cria uma paisagem de tirar o fôlego.

Além disso, a praia também é cercada pela vegetação Atlântica e possui águas transparentes. Cuidado! A praia tem regiões de tombo, mas, no geral, é tranquila.

Apesar do esforço demandado para a travessia do rio, munícipes afirmam que a aventura é muito divertida, tranquila e barata. Muitos internautas definem esta como sua praia favorita de Ubatuba. E você? Qual sua favorita?

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: