Com agravamento da pandemia, municípios do Vale do Paraíba estão tendo de restringir o protocolo de testagem em pessoas com sintomas da Covid-19
Aplicação de teste para detecção da Covid-19, em São José (Foto: Divulgação/ Claudio Vieira/ PMSJC)
Com a terceira onda da Covid-19 atingindo a RMVale, as cidades da região estão enfrentando dificuldades para realizar a testagem dos pacientes com sintomas da doença. Segundo as prefeituras, houve um grande aumento no número de pacientes que estão procurando hospitais com síndrome respiratória.
Com a alta demanda, a procura por exames cresceu repentinamente. Em São José, foram realizados mais de 480 mil testes entre 3 e 9 de janeiro, segundo a prefeitura.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-26
A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) alertou que a nova onda vinha forçando a capacidade de produção de insumos, o que faria diminuir a oferta de testes no mercado. Somente no dia 12 de janeiro, o Brasil registrou 86.3 mil exames realizado em farmácias, recorde diário da pandemia.
MEDIDAS
Sem testes, as cidades da região estão adotando medidas de prioridade para aplicação do exame.
É, por exemplo, o que acontece com São José dos Campos, que prioriza a testagem às pessoas com sintomas graves ou que façam parte do grupo de risco, como pacientes com diabetes, hipertensão, doenças respiratórias graves, imunossuprimidos, grávidas, puérperas e profissionais da saúde.
“Quadros leves devem continuar procurando as UBSs, porém, somente os elencados farão os testes”, ressaltou a secretária de Saúde de São José, Margarete Correia.
Em Jacareí, a prefeitura desmontou uma unidade de atendimento e restringiu a testagem a pessoas com sintomas graves, estes devem procurar a unidade de apoio Covid-19, que fica na Santa Casa.
21/05/2022 - 14:58
21/05/2022 - 11:44
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas. Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.