Pesquisa

Cidades inteligentes: São José no ‘top 50’ e outras três da região entre as 100 melhores

Desta forma, São José dos Campos está em 31º lugar do levantamento, que engloba cidades com populações entre 50 mil e 500 mil habitantes e 49 com população maior

Marcos Eduardo CarvalhoPublicado em 14/09/2021 às 14:49Atualizado há 15/09/2021 às 11:43
Avenida Salinas, em São José dos Campos (Claudio Vieira/OVALE)

Avenida Salinas, em São José dos Campos (Claudio Vieira/OVALE)

Quatro cidades da RMVale estão no ranking ‘Connected Smart Cities 2021’, divulgado nesta última semana, que mede o grau de ‘inteligência’ das cidades.

Desta forma, São José dos Campos está em 31º lugar do levantamento, que engloba apenas cidades com populações entre 50 mil e 500 mil habitantes e é a única da região no ‘top 50’. No total, o ranking engloba 677 cidades brasileiras, sendo 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com 100 mil a 500 mil habitantes e 351 com 50 mil.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp: https://bit.ly/ovale-agora-2 & receba matérias exclusivas. Fique bem  informado!

Em seguida, aparece Jacareí, que ficou em 52º lugar na lista. As outras cidades da região que aparecem são Caraguatatuba, em 75º lugar e Taubaté, que ficou na 96ª posição.

De acordo com a pesquisa, que foi desenvolvida pelas empresas Necta e Urban Systems, a ideia é mapear as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento no país.

Assim, a pesquisa foi composta por 75 indicadores, de acordo com os organizadores, dentro de 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

Cada cidade teve um destaque em um tema específico. Jacareí, por exemplo, embora em 52º no geral, ficou em 31º no item específico de mobilidade urbana, a primeira da região.

“O Projeto Onda Verde sincronizou os semáforos, aumentando a fluidez do trânsito. O sistema de controle da Rota de Cargas Pesadas e o app eOuve no transporte público trouxeram agilidade.  E o monitoramento por meio do COI, que permite nos anteciparmos às situações que podem ocasionar congestionamentos, deixa o trânsito livre e seguro”, disse o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: