Habilitação

Saiba quais são as principais mudanças para a nova CNH, que entra em vigor em 2022

Carteira de Habilitação deverá seguir padrões internacionais para facilitar transição para brasileiros que saem do país

Da Redação
15/04/2022 às 17:37.
Atualizado em 15/04/2022 às 17:37
Nova CNH (Divulgação)

Nova CNH (Divulgação)

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está com mudanças em 2022. O Congresso Nacional aprovou as alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro durante o início do ano e as novas regras já estão em vigor. Mas sem pressa para renovação. Ainda não existem datas estipuladas para a realização da nova CNH.

Na verdade, a ideia é que a troca do documento seja uma mudança gradativa, conforme a necessidade da população em renovar a Carteira (ou solicitar segunda via) surja. E para quem for tirar a habilitação neste ano, já começa com o novo modelo.

Mudanças

A primeira grande novidade é que, para quem for fazer a CNH a partir de agora, a habilitação terá um prazo de validade maior para renovação, passando a ser de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos de idade. Para motoristas que possuam de 50 a 69 anos, o documento terá a validade de 5 anos e para motoristas com mais de 70, a CNH tem validade de 3 anos.

A nova CNH também terá uma nova classificação de veículos, que serão divididos em 14 categorias, seguindo um padrão mais internacional, tendo a sigla BR no lugar da sigla do estado de emissão, também possuindo o código utilizado em passaportes, com o objetivo de facilitar a transição para brasileiros que viajam e precisam dirigir no exterior.

No Estado de São Paulo, motoristas possuem a opção de solicitar a renovação da CNH de forma online, pelo aplicativo do Poupatempo, apenas o exame médico permanece presencial.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por