IPVA

Governo do Estado divulga tabela de descontos e parcelas para IPVA 2022

Governo de São Paulo deve arrecadar cerca de R$21,8 bilhões com o pagamento do IPVA no próximo ano

Tamires Vichi
29/12/2021 às 17:34.
Atualizado em 31/12/2021 às 01:24
IPVA 2022 (Arquivo/Agência Brasil)

IPVA 2022 (Arquivo/Agência Brasil)

O Governo do Estado de São Paulo divulgou no mês de dezembro, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, as novas condições para o pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, de 2022.

Entre as mudanças estão um novo pacote de descontos e o aumento de meses para parcelamento, alterações que têm como objetivo atenuar situação financeira precária gerada durante a pandemia da Covid-19.

Pessoas que pagarem o IPVA em uma única parcela em janeiro terão um desconto de 9%. Para quem pagar a parcela em fevereiro ou parcelar, o desconto será de 5%. Veículos 0 km possuem 3% de desconto caso o pagamento seja feito até o quinto dia da emissão da nota fiscal.

Além dos descontos, o número de parcelas para pagamento do Imposto também aumento, indo de 3 para 5 vezes:

"O que acontece é que os carros estão mais caros. Devido à alta da inflação e do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos subiram. É um dos reflexos da pandemia. Por isso, o governo de São Paulo ampliou o número de parcelas de pagamento, de três para cinco, e concedeu um desconto maior. É a forma de atenuar a situação”, justificou o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles. 

O Estado de São Paulo possui uma frota total de, aproximadamente, 26 milhões de veículos, dos quais 17,8 milhões deverão efetuar o pagamento do IPVA. Cerca de 7,5 milhões ficam isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 612 mil veículos são isentos por outras razões, como taxistas, pessoas com deficiência, entidades sem fins lucrativos, igrejas, ônibus/micro-ônibus urbanos e carros oficiais. A estimativa de arrecadação para o próximo ano é de R$21,8 bilhões.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por