CUIDADOS

Dicas de como cuidar melhor do seu carro durante temperaturas mais baixas

Temperatura do ambiente afeta o funcionamento do seu veículo, mantenha a revisão sempre em dia

Da Redação
27/05/2022 às 17:50.
Atualizado em 27/05/2022 às 17:50
Cuidados com o veículo

Cuidados com o veículo

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) vivenciou nos últimos dias alguns dos dias mais frios do ano, que registraram temperaturas abaixo dos 10°. E com menos de um mês para a chegada do inverno, um dos cuidados que precisamos adicionar a nossa lista é a boa manutenção do carro, que também sofre com as baixas temperaturas.

Em primeiro lugar, perceba se o carro precisa “esquentar” antes de dar a partida. Se o veículo estiver ao relento ou em um local muito frio, deixe o motor aquecer por alguns minutinhos antes de se mover. Também aumente a velocidade aos poucos, deixando o carro se ajustar à temperatura.

Durante as estações mais frias, a bateria do carro precisará de mais energia do que o de costume para funcionar, por este motivo, se a bateria do seu veículo começar a descarregar significa o alerta de que ela já não deve estar em bom estado e precisará de uma troca.

Higienizar e revisar o aquecedor também pode ser necessário. Após meses sem uso, o sistema pode estar empoeirado e mesmo conter fungos ou bactérias, o que pode provocar a contaminação do ar e adoecimento dos passageiros.

Também perceba se as luzes do carro estão em bom funcionamento. Durante o outono e o inverno é comum que a noite comece mais cedo e que as neblinas comecem a fazer parte da rotina de quem pega a estrada (principalmente em horários de pico, como no início da manhã e final da tarde). Nesses momentos, as luzes são fundamentais para auxiliar a visão do motorista e mesmo dos veículos ao redor.

Ainda no quesito visibilidade, também cheque as palhetas do veículo, que podem ressecar com mais facilidade. Quando o objetivo começa a fazer ruídos, riscos ou mostra alguma dificuldade ao se mover é necessário realizar uma troca.

Repare na calibragem dos pneus. A temperatura pode afetar a pressão nas rodas e necessitar de maior checagem dos pneus para evitar um desgaste mais acelerado.

O líquido de arrefecimento pode congelar no inverno caso não esteja nos níveis corretos, por isso, garanta que a manutenção do sistema de arrefecimento esteja em dia, de acordo com a necessidade do modelo do seu veículo (que sempre é indicado pela montadora).

Por fim, as baixas temperaturas podem prejudicar a pintura do seu carro. Evite deixar o carro ao relento e mantenha a lavagem. Polir o veículo também contribui para maior proteção.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por