ECONOMIA

Confira dicas para economizar cerca de 35% do combustível

Ter boas práticas no trânsito é fundamental para gastar menos

21/01/2022 às 19:53.
Atualizado em 22/01/2022 às 01:59
Dicas para economizar (Divulgação)

Dicas para economizar (Divulgação)

Com o preço do litro da gasolina quase alcançando R$7, economizar combustível nunca foi algo tão debatido entre famílias, e para fechar a conta no final do mês, cada pequena ação pode ser de grande ajuda.

De acordo com uma matéria publicada pela Infomoney, com base em um estudo de consultoria automotiva, cerca de 35% do combustível pode ser economizado com a adoção de boas práticas na direção e manutenção adequada do veículo. Para isso, OVALE, reuniu uma série de dicas para te auxiliar nessa corrida rumo à economia.

A primeira boa prática é checar os pneus. Quando o pneu não está calibrado o gasto de gasolina é maior, pois os pneus murchos exigem mais “esforço” do veículo, é como se o carro ficasse mais “pesado” para se movimentar.

Saiba quando deixar as janelas abertas e quando usar o ar-condicionado. Na estrada, o mais indicado é deixar as janelas fechadas, pois a aerodinâmica do carro pode ser prejudicada pela resistência contrária provocada pelo vento, o que exige uma melhor performance do carro, gastando mais gasolina. Ou seja, na estrada, entre deixar as janelas abertas ou usar ar-condicionado, a melhor opção seria usar o ar-condicionado. Já na cidade, o mais adequado é deixar as janelas abertas. Utilize o ar-condicionado apenas quando necessário.

Atenção ao frear ou acelerar o carro, manter a velocidade constante e fazer manobras mais fluídas é a melhor opção para otimizar o uso do combustível. Tente evitar freadas bruscas e acelerar desnecessariamente, dar “arrancadas”, principalmente quando o motor ainda está frio não é econômico. Vale manter a atenção também para as marchas, tentar sempre fazer as trocas na hora certa e não esticar as marchas.

Não deixe o carro no ponto morto, pois o veículo irá gastar mais combustível para não deixar o carro “morrer”. Evite deixar o carro ligado quando estiver parado, por exemplo, em engarrafamentos que paralisam o trânsito ou enquanto espera alguém. Se o carro não irá se movimentar é melhor desligar e esperar. Dar a partida novamente equivale ao carro ligado (e parado) por aproximadamente 10 segundos, então desligue caso não for se locomover por um período de tempo.

Por fim, tente fugir dos horários de pico para evitar engarrafamentos ou busque rotas alternativas. Tente não perder o horário para que não precise “correr” com o carro e consiga manter uma direção tranquila e constante. Bons hábitos no trânsito, além de serem mais seguros, também geram economia.

  

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por