MOTOR

Carsharing: Carros compartilhados são tendência mundial

Cerca de 1,4 milhão de brasileiros trabalham com aplicativos de transporte de passageiros, o que representa 31% do total de alocados no setor

Tamires Vichi
10/12/2021 às 12:36.
Atualizado em 11/12/2021 às 01:36
Carsharing (Freepik)

Carsharing (Freepik)

Uma ideia que tem ganhado cada vez mais força em meio à sociedade contemporânea é a economia compartilhada, que basicamente, fala sobre compartilhar e não mais possuir. Entre as novidades dessa nova forma de economia, ganhando destaque está o compartilhamento de carros.

O carsharing já é tendência mundial e pode funcionar através de grandes empresas que trabalham com aluguel de carros, como também de pessoa para pessoa, com o modo peer-to-peer, no qual proprietários e locatários se reúnem por meio de aplicativos e fazem negócio.

Tendência Mundial

Um indicativo da popularidade do carsharing seriam os aplicativos de transporte de passageiros (como Uber e 99). De acordo com dados compartilhados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 1,4 milhão de pessoas no Brasil trabalham com os Apps de transporte, o que representa 31% do total estimado de 4,4 milhões de pessoas alocadas no setor de transporte.

O aluguel de carros tem se tornado cada vez mais popular por conta de três principais motivos. O primeiro seria a combinação de eficiência com economia, já que para quem não faz o uso diário do carro, usando-o esporadicamente ou apenas para passeios, a possibilidade de escolher um veículo que se adequa à situação seria muito melhor e econômico do que manter um carro na garagem, tendo despesas como manutenção, seguros e impostos.

Outro benefício é redução de carros no trânsito, reduzindo problemas de mobilidade urbana, como congestionamentos. Por fim, mas não menos importante, a consciência e responsabilidade ambiental, já que menos carros representa menos poluição na atmosfera.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por