COMBUSTÍVEL

Álcool ou gasolina: Com tantos aumentos no preço dos combustíveis, qual compensa mais?

Veículos podem apresentar diferentes desempenhos para cada combustível

Da Redação
18/03/2022 às 18:26.
Atualizado em 18/03/2022 às 18:26
Álcool ou gasolina? (Freepik)

Álcool ou gasolina? (Freepik)

Com o último aumento no preço da gasolina anunciado pela Petrobras, neste mês de março, o valor do combustível passa a alcançar a faixa de R$7 em diversas cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A alta de 18% no preço da gasolina e de 25% para o Diesel, de acordo com a Petrobras, foi necessária devido à instabilidade do mercado internacional após o início da Guerra provoca pela Rússia, na Ucrânia. E neste momento, vale pesquisar e entender qual combustível pode ser mais econômico ou a opção que vá pesar menos do bolso do motorista.

Se você possui um carro flex – que aceita tanto gasolina quanto etanol – o primeiro fator a ser considerado é o rendimento. A gasolina rende, em média, cerca de 30% a mais que o Etanol, então, por mais que o álcool possa parecer uma opção mais barata em primeiro momento, é preciso fazer as contas para ter certeza se realmente será mais econômico.

Para entender qual combustível compensa mais, basta dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina, se a conta passar de 0,70, saiba que o combustível que compensa mais é a gasolina.

Vale ressaltar que é pode ser muito interessante que o motorista acompanhe a performance do carro ao abastecer com um ou outro combustível, já que diferentes veículos podem ter também algumas peculiaridades ao mostrar seu desempenho. Por isso, repare quantos quilômetros o seu veículo consegue alcançar estando com um ou outro combustível.

O ponto negativo é que o aumento no preço da gasolina e no diesel acabaram provocando, também, a alta nos valores do álcool. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a Unica, o aumento dos outros combustíveis trouxe uma maior procura pelo abastecimento a álcool, que acabou sofrendo também um reajuste.

O mais ideal, no momento, é criar alternativas para economizar. Por exemplo, muitas pessoas que trabalham ou estudam juntas costumam fazer os mesmos caminhos todos os dias, no entanto, cada uma dirigindo o seu próprio carro. Converse entre colegas e combinem as caronas enquanto dividem o preço da gasolina.

Quando observamos os veículos nas estradas é muito comum percebermos que muitos carros fazem o mesmo trajeto que você, levando apenas o motorista. Além da economia de combustível, o esquema de caronas também é ótimo para o meio ambiente e para um bom fluxo do trânsito, já que menos carros estariam em circulação.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por