notícias

O mercado acionário, mesmo entre altas e baixas e passando por momentos de circuit breaker, segue um caminho positivo no meio desta pandemia. A B3 - Bolsa de Valores Brasileira -, registrou nestes últimos dois meses, o aumento de 440 mil CPFs cadastrados em corretoras. No Vale do Paraíba, o maior escritório e o mais antigo da região, a Plátano Investimentos – XP Investimentos também “reforçou” essa entrada, já que teve um crescimento de 30% no atendimento às pessoas que ingressaram na bolsa. O incentivo para a entrada na B3 se deve a própria economia, com o Copom reduzindo cada vez mais a taxa Selic, que hoje está em 3%. “Já não é de hoje que os investimentos em renda fixa deixaram de ser atrativos. Quem já investia começou a experimentar a renda variável, alguns começando por ETFs, para entender como funciona o mercado financeiro”, pontuou Jansen Portugal, também sócio da Plátano e especialista em ações. O brasileiro está mais do que nunca conhecendo novas formas de investimento e no Vale do Paraíba não é diferente. A pessoa física, neste momento, aprendeu que ações são investimentos a longo prazo e que tem que aproveitar as oportunidades que a Bolsa oferece. Kathrin Schmidt Estética Com mais de 15 anos no mercado da micropigmentação, a premiada micropigmentadora Kathrin Schmidt, de São José dos Campos, acaba de lançar o primeiro curso sobre o tema e o melhor: 100% online. Com o tema “Microreabilitação Tissular”, o curso é destinado tanto para pessoas da área de estética e biomédica e está na plataforma da clínica disponível, para à venda. Feliz com o sucesso, a profissional preparou as aulas para o segundo curso online, com o tema que já rendeu prêmios à Kathrin: “Despigmentação de Lábios”. CenterVale Shopping Doação O CenterVale Shopping, de São José, doou cinco toneladas de alimentos como medida de enfrentamento ao Covid-19 para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Instituto Regeneração Global em São José dos Campos. Magda Martins, gerente de Marketing do shopping, comentou que o objetivo da ação é conseguir passar por esse momento de isolamento social junto com a sociedade. “Nós acreditamos que o shopping tem um potencial muito grande na transformação social. Entendendo que esse é um momento delicado, o empreendimento se dedica para, dentro do possível, mudar a realidade daqueles que mais precisam de ajuda”, explica.
Nascido em Guaratinguetá o carismático Frei Luiz Cappio – leia-se Luiz Flávio Cappio, bispo da Barra, Bahia – sabe arregaçar as mangas da batina quando decide partir para um enfrentamento político pois nunca é indiferente ao que acontece fora do templo. Anos atrás, ele fez duas greves de fome contra a transposição do rio São Francisco, uma obra faraônica que jogou fora milhões de dinheiro público e danificou seriamente os ribeirinhos e a conservação do próprio rio, as mais importantes de todo o Nordeste brasileiro. E, a atual controversa, gira em torno do movimento "devolvam-nos a Missa" promovida por alguns grupos filo-integristas da Espanha, Argentina e Brasil entre outros países, dirigida a seus bispos, intitulada “Devolvam-nos a Santa Missa” ou “Devolvam-nos a Missa” que pedem a reabertura das igrejas e a volta da Eucaristia durante esses tempos de quarentena orquestrando de forma coordenada o movimento. Contrário ao movimento, coube ao bispo dom Luiz Flávio Cappio escrever uma carta aberta ao clero, religiosos e seminaristas da diocese, definindo os promotores dessa campanha como “pessoas que não tem nenhum compromisso com a Igreja” identificando esses grupos com aqueles "que criticam o Papa Francisco e a CNBB” e alerta para "ficar atentos para não sermos enganados". O bispo também alerta para os números no da pandemia no Brasil e particularmente na Bahia E se os números são sérios, dom Luiz Cappio considera a reação do presidente Bolsonaro ainda mais preocupante lembrando o fato de quando foi perguntado pelos jornalistas sobre a situação, o presidente respondeu: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”. A situação mais complicada é vivida em Manaus, a que o bispo se refere na carta, narrando alguns elementos de uma realidade cada vez mais dantesca, como mostra o fato de que “nem se levam mais os infectados para os hospitais pois não existem mais vagas, mas das casas já vão direto para serem sepultados, depois de terem recebido o visto do médico sem nem mesmo tirarem o corpo de dentro dos carros de transportar defuntos e serem enterrados em valas comuns”. Por fim, dom Luiz Cappio espera que esse momento de pandemia que causa "tanto sofrimento e dor", possa levar a Igreja a viver "em comunhão, em unidade", algo cada vez mais difícil com esse tipo de atitude, própria de quem se preocupa em satisfazer seu próprio ego, colocando em risco a vida de outras pessoas. Luiz Flávio Cappio
O Grupo Desenvolve Vale, de São José dos Campos, conversa na tarde de hoje com a CEO e fundadora da Selecta Realty, Bruna Sereno. A empresa é referência no ramo imobiliário da Flórida, nos Estados Unidos. O evento acontece via videoconferência e é fechado aos membros do Desenvolve Vale. Durante o encontro, Bruna oferecerá um panorama sobre o mercado imobiliário daquela região. A CEO ainda fala sobre a retomada das atividades em um dos estados com maior apelo turístico nos Estados Unidos. O país, até agora o mais afetado pelo coronavírus, inicia um movimento para volta da economia. O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. Rafael Salviano Força na peruca Um canal online direto tem se estabelecido entre a empresária Telma Santos, da indústria capilar Raiz Latina, de São José dos Campos com alguns profissionais de beleza na cidade – como o hairstylist Rafael Salviano. A temática: cuidado com os cabelos na quarentena. Raiz Latina Força na peruca 2   E para esse tratamento Raiz Latina em casa, Rafael Salviano dá a dica: “Para a hidratação e nutrição, o ideal é um produto que reúna ativos que ofereçam resistência, densidade ao diâmetro do fio e reposição de aminoácidos e, ao mesmo tempo promova maciez e brilho. Como o produto “Redensificadora” que recupera fios danificados por processos químicos. Além-mar - social Além-mar A jornalista Elisabeth Almeida, de São Paulo, tem trabalhado incessantemente pelo repatriamento de um grupo de brasileiros que apesar dos muitos apelos, continua retido em Portugal. Segundo ela, “Dezenas de imigrantes brasileiros que residem em Portugal lutam desde o dia 25 de abril pelo direito ao repatriamento, vendo no retorno ao Brasil e a suas famílias a única maneira de sobreviver em meio à pandemia e a crise econômica” e conclui “O Governo brasileiro fretou seis voos em parceria com a TAP, no valor de 1,4 milhões de euros, mas as poltronas da aeronave foram ocupadas por turistas que ficaram presos no país com o fechamento das fronteiras” Organizadores de grupos de apoio ao imigrante calculam que mais de 300 pessoas devem se dirigir até a capital portuguesa. São idosos, grávidas e casais com crianças pequenas, que perderam tudo o que almejavam quando saíram do Brasil em busca de uma vida melhor na Europa. Na última sexta-feira estava programado um último voo – mas 36 pessoas ainda ficaram sem embarcar. Desses, 21 deles foram para hotéis e casas de amigos e 15 para uns hostes, aos cuidados da da Social Portuguesa. O trabalho de repatriação vai continuar, já que existe a possibilidade de um novo voo para o Brasil no dia 12 de junho – e só assim encerrar esse processo.
Com boa parte da população responsável cumprindo dentro de suas casas o isolamento social, o programa da TV Band Vale – “Manhã na Band” entra em cena aos sábados com uma programação bem divertida, focada em gastronomia, saúde, beleza e fofocas. O programa tem sua estreia marcada para amanhã, 23 de maio, com início às 10h. A apresentação fica por conta do jornalista Abel Freitas, do radialista Lucas Sanseverino e da influenciadora digital Van Duccini. O “Manhã na Band” é novidade na programação e entra no ar no lugar dos programas Equilíbrio e Muito+, que tiveram suas últimas exibições no último dia 16 de maio. O principal objetivo em unificar os dois programas de entretenimento foi o de levar ainda mais informação para os telespectadores de uma forma mais divertida e com uma maior duração. Com uma programação eclética, o Manhã na Band vai falar sobre os assuntos do dia a dia de uma maneira mais leve e descontraída. Além disso, chefes de destaque na região prometem passar pela cozinha do programa, com receitas deliciosas e fáceis de se fazer em casa. Saúde, moda, beleza e muita fofoca, tanto regional, quanto nacional, também prometem agitar as telinhas os sábados em toda região de cobertura da Band Vale TV. Abel Freitas é jornalista, radialista e empresário. Começou a carreira aos 14 anos no rádio, e se projetou regionalmente como colunista social em jornais e revistas. Desde 2015, dirigiu e apresentou o programa Muito+ de gastronomia e turismo, que hoje abre espaço ao novo projeto da Band TV, o Manhã na Band. Apaixonado por turismo, o apresentador se encantou também pela gastronomia, e hoje se divide entre a TV e a internet, à frente do Cozinha Pra Machos, juntos com o chef André Aquino, seu sócio. Lucas Sanseverino é radialista e ator. Começou na TV Band Vale apresentando o Republica 103.9, projeto que por 4 anos foi exibido aos sábados. Desde 2012 apresenta o Falando Nisso ao comando da jornalista Solange Moraes. Criou o projeto Equilíbrio com foco na saúde e lifestyle, que agora se une a Abel Freitas e Van Duccini para trazer boas notícias e informações na manhã dos sábados. Por fim, Van Duccini completa o trio de apresentadores do Manhã na Band. Ela tem 36 anos, é casada, mãe de duas filhas e tem experiência de mais de 10 anos de atuação no teatro e na televisão, com peças de teatro, curtas metragem e comerciais, e no ano de 1997 trabalhou em um programa na TV Manchete ao lado da dupla Sandy e Junior. Influenciadora digital nas redes sociais, ela embarca em um novo desafio na carreira, agora como apresentadora. Abel Freitas Dani Duccini Lucas Sanseverino Rolha Prossegue nessa sexta-feira, 22 de maio, os “Colinas Talks - Especial Lives” promovidos pelo Colinas Shopping de São José dos Campos, bate-papo mediado pela jornalista Ticiana Schvarcz. O convidado de hoje é o empresário, sommelier e fundador do Clube Vinhos de Bicicleta, Rodrigo Ferraz, para conversar sobre harmonização de pratos clássicos com bons vinhos de outono e inverno, fala sobre rótulos do velho e novo mundo e ensina alguns segredinhos para agradar a todos os paladares. Essa série de lives no Instagram chamado Colinas Talks – tem como intuito propor diálogos inspiradores aos seguidores do centro de compras e à comunidade de São José dos Campos. Durante os meses de maio e junho, inicialmente, convidados de diversas áreas vão debater temas como educação, estilo de vida, saúde, moda, família e entretenimento, entre outros. Rodrigo Ferraz
Fotografar o pôr do sol no próximo sábado, dia 23 de maio e de quebra ainda ajudar a natureza. Essa é a proposta da Veibras em sua live solidária junto com o fotógrafo Ricardo Martins, especializado em fotografia da natureza. A transmissão, além de ensinar truques de fotografia aos espectadores, será beneficente em prol do projeto Mucky, que abriga várias espécies de primatas brasileiros. A live será transmitida durante o pôr do sol em uma das vistas mais bonitas da cidade de São José dos Campos, a fazenda Davoli. Ricardo mostrará, na prática, como funciona seu trabalho de fotógrafo da natureza enquanto conversa com os espectadores a bordo de uma S10. A transmissão será feita a partir das 17h, no Instagram @veibras_oficial e os participantes poderão fazer doações ao projeto Mucky ou apadrinhar um macaco. Edvaldo Rodrigues Bondinho em Aparecida Turismo doméstico Além de provocar uma crise sanitária que tem preocupado o mundo, a recente pandemia do coronavírus também deverá promover grandes transformações nos hábitos da população para os próximos meses. Com isso é esperado uma valorização do turismo doméstico. Diante dessa nova realidade, entidades ligadas ao turismo da região lançam nessa próxima sexta-feira, Dia do Abraço, a campanha Abrace o Vale, com o objetivo de promover a retomada do turismo para o período de pós pandemia, no Vale do Paraíba paulista e Sul fluminense. Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa vai apresentar ao público as diversas opções de roteiros e atrativos dos municípios que integram os principais circuitos de visitação, incluindo o Circuito Religioso, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Sul Fluminense. O projeto visa fortalecer e estimular a economia local, diante dos desafios que surgiram com a recente crise de saúde. “Com a retomada gradual das atividades econômicas, após as medidas de distanciamento social, a tendência é que as pessoas evitem viagens coletivas para longas distâncias, buscando opções de lazer mais próximas de sua cidade. Essa nova realidade vai favorecer os empreendimentos locais”, explicou Edvaldo Rodrigues, um dos idealizadores do projeto. Help   Help! A Helpis, plataforma de comunicação online sediada em Taubaté, organiza para amanhã o primeiro episódio da série “Help On Live”, criada para dar aquela mãozinha aos empreendedores nesse período de crise. A live será transmitida pelo Instagram da plataforma, @helpisbr, e contará com a presença de Suélen Corrêa, diretora comercial da Aprimore Assessoria Empresarial, empresa do Vale do Paraíba focada em auxiliar outras organizações a crescerem de forma saudável. A transmissão será feita a partir das 20h e será apresentada por Patrik Melero, diretor de criação da Helpis. O tema do debate será a produtividade das empresas mesmo em época de pandemia. “Acreditamos que esse é o momento ideal em que a Helpis pode fazer sua missão principal, de ajudar as pessoas e empresas a se comunicarem melhor, chegar ainda mais longe”, comenta Melero.
Prosseguem, nas redes sociais da consultora de moda e etilo Fran Galvão, de Guaratinguetá, as mais variadas Lives – sempre às terças e quinta-feira, via Instagram, no horário das 20 horas – quando recebe convidados para um bate-papo com muita interatividade. Hoje, por exemplo, será a vez da Fran Galvão receber a visita de Carla Mariana – gerente comercial da marca Meia de Seda para falar sobre os looks desse período de quarentena. Criada em 1976 a grife Meia de Seda é especializada na venda de lingeries e pijamas femininos e que valoriza os diferentes corpos e estilos das usuárias. E que está presente, no Vale do Paraíba com duas lojas em São Jose dos Campos, uma no shopping Vale Sul Shopping e Centervale Shopping.Fran comenta – “Falaremos sobre conforto, looks quarentena e home office e os tais "looks do dia" que estão mudando de cara”. Já na quinta-feira a convidada será a Chef Juliana Nicole, enfermeira de formação com 12 anos de atuação na área de saúde e que se formou em gastronomia pela Le Cordon Bleu, depois de sua bem-sucedida participação no Materchef Brasil 2019 – quando ficou entre os quatro finalistas! Sobre a Live com Ju Nicoli, Fran Galvão completa – “Cozinharemos um espaguete à carbonara acompanhado de um bom vinho enquanto conversamos sobre os desafios de mudanças de carreira”. Para quem perder os não puder assistir nos horários, as Lives no instagram @fran.galvao são sempre mantidas no ar pela IGTV da mesma página.   Carla Mariana Ju Nicoli
Com o sonho de fazer a diferença no mercado de moda, a empreendedora Nathalie Serafin inaugura a Thirty Seven Trend, marketplace de moda e moda casa voltado à filosofia slow fashion. Com suas raízes em São José dos Campos, Nathalie graduou-se em Negócios da Moda com habilitação em marketing e é pós-graduada em Design de Moda e Modelagem pela Esmod, uma das escolas mais tradicionais da França. Hoje, toca seu negócio diretamente da Itália, reunindo em seu site marcas brasileiras que prezam por uma produção artesanal e justa, em pequena escala, que valoriza quem faz, garantindo remuneração justa e boas condições de trabalho. São marcas que seguem a filosofia slow fashion, respeitando o tempo real de produção de cada peça, e que contam com processos sustentáveis e boas matérias primas. Primeiro marketplace de moda e moda casa voltado para sustentabilidade, o Thirty Seven Trend conta atualmente com 25 marcas e cerca de 500 produtos. Cozinha Florense Carlos Bigarella Home Office Em meio a pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que readaptar sua rotina ao Home Office e os funcionários precisaram levar parte do escritório para suas casas. Manter a rotina, conciliar o trabalho com as atividades domésticas e definir um ambiente são apenas algumas das dificuldades encontradas durante o home office. Na Florense, loja de móveis de alto padrão em São José dos Campos, designers estão trabalhando de casa desde o começo de março. A equipe comercial, que realiza projetos e orçamentos dos móveis e ambientes para enviar aos arquitetos, tiveram que levar os computadores para a casa por causa dos programas de edição e do sistema específico da loja. Empresário e arquiteto, Carlos Bigarella conta que a adaptação ao online não foi tão difícil, pois isso já era uma rotina comum na loja. “Nossa equipe sempre trabalhou no online, tanto para envio e aprovação de projeto, quanto para negociação com os arquitetos e clientes. O mais complicado foi criar um espaço em casa e uma rotina de trabalho. O grande desafio é manter os projetos em um ritmo bom, pois devido à crise, é inevitável uma queda nas vendas”, conta Bigarella. O famoso home office já era a realidade para cerca de 30 milhões de brasileiros antes da epidemia no Brasil, de acordo com o IBGE. E este número não representa apenas trabalhadores autônomos: de acordo com pesquisa da SAP Consultoria, 36% das empresas nacionais adotam o home office como método. “O home office não é a mesma coisa, mas é uma questão de adaptação, pois as coisas mudam: cadeira, mesa, tarefas domésticas e quando se tem filho, como no meu caso, tudo se torna um pouco mais desafiador, mas dá certo. Temos que ver a parte boa, em estar com a família”, diz Bigarella. Flavio Rocha Redes Sociais A série de fóruns online “Debates ACI” retorna na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, com uma discussão sobre como transformar as redes sociais da empresa em filiais. O vídeo ao vivo será transmitido por meio da página do Facebook da Associação Comercial e Industrial, e dessa vez o bate-papo contará com a presença de Fred Rocha, empreendedor e especialista em varejo, que foi reconhecido 4 vezes como profissional de marketing e foi um dos pioneiros do e-commerce no Brasil. O debate acontece a partir das 16h e os espectadores podem participar enviando perguntas e comentários durante a transmissão ou de forma antecipada pelo e-mail [email protected] A série vai ao ar semanalmente com vídeos ao vivo em áreas distintas do conhecimento e faz parte de uma campanha de apoio da ACI ao empresário joseense nesse momento delicado.
Depois de passar as férias de final de ano no Brasil, que se prolongariam até 17 de fevereiro, quando tinha passagem marcada para a temporada de moda em Hong Kong e Milão o modelo Rafael Moreno – de Jacareí – acabou ficando por aqui mesmo, no Vale já que todas as temporadas de moda na Ásia e Europa foram canceladas com o avanço do Covid-19 pelo mundo. E bem no momento em que acabava de assinar contrato com sua nova agência – a Elle Model Brasil – para representa-lo por aqui, também assistiu paralisação dos trabalhos no eixo Rio-São Paulo. Rafael Moreno vem crescendo visivelmente em sua carreira internacional como modelo – e que pode ser conferido no instagram @orafaelmoreno. Só no ano passado, o moço colecionou trabalhos que incluíram a capa da edição internacional da Prestige, um advertorial para a Kenzo Store em Paris em novembro último além de shootings na capital francesa e Istambul, na Turquia. Também no ano passado, em suas escalas brasileiras, participou da campanha da MAC Cosméticos por aqui e América Latina, além de desfilar duas temporadas para o estilista Jorge Feitosa na Casa de Criadores. E enquanto cumpre adiadas quarentenas na casa da família em Jacareí vive aquela expectativa do “até quando”? Já não sabe se o desfile agendado para final de junho em São Paulo ou o trabalho internacional para o mês de agosto de fato acontecerá. E também lamenta – muito – que uma ação que incluiria um workshop de moda para um projeto social PIM (Periferia Inventando Moda) apadrinhado por ele na periferia de São Paulo também seja cancelado. "Trata-se de uma hipótese, pode ou não acontecer. Vamos ter fé e aguardar por dias melhores”, conclui. Geovanna Tominaga Amar é ... celebrar! Hora de Workshop! Nascida em São José dos Campos, a jornalista Geovanna Tominaga que também já trabalhou como atriz e apresentadora em TVs no Brasil, aproveita esse período de quarentena para expandir seus negócios. Além de atuar como celebrante de casamentos desde 2017 com sua empresa, "Celebrando Amor", a moça lança agora o seu workshop para formação de uma novíssima geração de celebrantes. "A Celebra Mentoria surgiu depois de muitos pedidos e da necessidade de um curso que realmente trouxesse um conteúdo completo e relevante", comenta Geovanna. Para atender interessados de todo Brasil, o curso é inteiramente online e pelo aplicativo Instagram. "Um programa exclusivo e inédito, totalmente oferecido através da rede social", conclui. Em tempos em que se aconselha ficar dentro de casa, o curso - que tem início em junho - visa capacitar pessoas interessadas em atuar nesse mercado e as inscrições com desconto seguem até 31 de maio. Social - 16/05 Social - 16/05
No leque de empresas que vivem momentos difíceis por conta da pandemia do novo coronavírus, talvez o mercado de entretenimento, mais especificamente o das casas noturnas e no eixo Rio-São Paulo, sentem desde março, uma crise sem precedentes provocado pelo grande estrago ao ter suas portas trancadas – fechadas e sem expectativa de reabertura enquanto aglomerações são inseguras. E dentro desse cenário, encontra-se o empresário André Almada – idealizador e dono do Grupo The Week, a maior referência em entretenimento gay no Brasil. Dono também de uma gigantesca presença nas redes sociais, André – paralelo a reorganização de sua vida empresarial – tem dedicado boa parte de sua quarentena em apoiar, divulgar e incentivar iniciativas solidárias aos profissionais da noite, muitos deles informais e que, sem demanda por trabalho, ficaram desguarnecidos com essa mudança tão brusca. E, entre outras ações, mergulhou de cabeça em apoio à ideia do show digital para arrecadação de fundos para esses profissionais. Com o slogan “Um por todos e Todos pela música” o show, promovido pela Headphone Music – uma agencia brasileira de artistas, DJs e produtores musicais da cena eletrônica LGBTQIA+ que foi um sucesso e já prepara uma 2ª versão. Outra de suas iniciativas recentes foi apoiar a “Campanha UNAIDS Brasil” participando do vídeo em prol de ajuda e amparo às pessoas portadoras de HIV que vivem momento de extrema vulnerabilidade nesse período de pandemia. Mas, de tudo que se pode chamar de frutífero entre as iniciativas desses últimos dias de quarentena, se destaca, sem sombra de dúvidas, uma campanha de ordem pessoal onde André chama seu público à uma reflexão: ter uma vida “sem egotrips narcisistas”. E, em um vídeo emocionante, convida seus seguidores a uma mudança importante – adotar nas redes sociais um comportamento mais condizente com a realidade atual afirmando que “o universo das mídias sociais é injusto e desonesto com aqueles que não se enquadram nos perfis e padrões estabelecidos por elas e por nós mesmos”. Usando um belíssimo texto da jornalista Mônica Salgado como base, critica quem tem e ainda expõe nesses tempos de pandemia um estilo de vida luxuoso, com os corpos perfeitos, nos lugares sofisticados em busca da melhor pose e a companhia de famosos em troca de curtidas nas redes sociais. E lança a pergunta – “Em que você pode ser útil nesse momento?”