notícias

A FPF (Federação Paulista de Futebol) confirmou no início da tarde desta segunda-feira (19) oficialmente o retorno da Série A-2 do Campeonato Paulista a partir desta terça-feira (20), depois de 40 dias sem jogos por causa da pandemia da Covid-19. O Taubaté, que terá a estreia do técnico Marcelo Martellote na quinta rodada, vai fazer três jogos em quatro dias. O Burro da Central joga terça, quinta e sábado. O primeiro é nesta terça, às 20h, contra o Juventus. O jogo será em Santos, pois o estádio do Juventus não tem refletores. E, pelos protocolos de segurança sanitária, todos os jogos acontecem na parte da noite. Veja, abaixo, a tabela: 20h EC São Bernardo x Monte Azul (5ª rodada) - em Taubaté – FPF TV e Paulistão Play Atibaia x Portuguesa Santista (5ª rodada) - em São José dos Campos – FPF TV e Paulistão Play Rio Claro x Velo Clube (5ª rodada) - em Santa Bárbara D´Oeste – FPF TV e Paulistão Play Juventus x Taubaté (5ª rodada) – em Santos – FPF TV e Paulistão Play 22h Oeste x Red Bull Brasil (5ª rodada) – em Barueri – FPF TV e Paulistão Play XV de Piracicaba x Água Santa (5ª rodada) – em Piracicaba – FPF TV e Paulistão Play Portuguesa x São Bernardo FC (5ª rodada) - em São Paulo – FPF TV e Paulistão Play Audax x Sertãozinho (5ª rodada) – em Osasco – FPF TV e Paulistão Play Quinta-feira, 22 de abril 20h Taubaté x EC São Bernardo (6ª rodada) - em Taubaté – FPF TV e Paulistão Play Água Santa x Audax (6ª rodada) - em São Paulo – FPF TV e Paulistão Play Sertãozinho x Rio Claro (6ª rodada) - em Sertãozinho – FPF TV e Paulistão Play São Bernardo FC x Juventus (6ª rodada) - em Campinas – FPF TV e Paulistão Play 22h Portuguesa Santista x XV de Piracicaba (6ª rodada) – em Santos – FPF TV e Paulistão Play Red Bull Brasil x Atibaia (6ª rodada) – em Campinas – FPF TV e Paulistão Play Velo Clube x Oeste (6ª rodada) – em Rio Claro – FPF TV e Paulistão Play Monte Azul x Portuguesa (6ª rodada) – em Olímpia – FPF TV e Paulistão Play Sábado, 24 de abril 20h EC São Bernardo x Portuguesa Santista (7ª rodada) – em Limeira – FPF TV e Paulistão Play Água Santa x Taubaté (7ª rodada) – em Santa Bárbara D´Oeste – FPF TV e Paulistão Play Atibaia x Sertãozinho (7ª rodada) – em São José dos Campos – FPF TV e Paulistão Play Juventus x Red Bull Brasil (7ª rodada) – em Santos – FPF TV e Paulistão Play 22h Audax x Rio Claro (7ª rodada) – em Osasco – FPF TV e Paulistão Play Oeste x São Bernardo FC (7ª rodada) – em Barueri – FPF TV e Paulistão Play XV de Piracicaba x Monte Azul (7ª rodada) – em Piracicaba – FPF TV e Paulistão Play 22h15 Portuguesa x Velo Clube (7ª rodada) – em São Paulo – Sportv
O governo do Estado de SP liberou nessa segunda-feira (19) mais 700 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, ao Ministério da Saúde. Ao todo, já foram entregues 41,4 milhões de doses do imunizante para o PNI (Programa Nacional de Imunizações). O Instituto Butantan recebeu também nesta segunda-feira uma nova remessa de IA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de novas doses da vacina contra o coronavírus. Ao todo foram recebidos três mil litros para a produção de cinco milhões de doses da Coronavac. Um segundo carregamento deverá chegar ainda em abril, com mais três mil litros, totalizando 10 milhões de doses em IFA. "Hoje pela manhã fomos receber no Aeroporto Internacional de Guarulhos mais 3 mil litros de insumos para a vacina do Butantan, que corresponde a 5 milhões de doses. Portanto, o Governo do Estado de SP e o Butantan alcançarão 46,4 milhões de doses, atendendo a primeira etapa do contrato com o Ministério da Saúde. Até ultrapassando em 400 mil doses a nova etapa do contrato, de 54 milhões de doses", afirmou o governador, João Doria (PSDB). Somente em abril, o Instituto Butantan entregou 5,2 milhões de doses da vacina. Em março foram disponibilizadas 22,7 milhões. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan.  
O anúncio da criação da Superliga, feito nesse domingo, gerou muita repercussão entre torcedores e entidades do meio do futebol. Nessa segunda, a Federação Alemã de Futebol e a La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, mostraram seu descontentamento. "A Federação Alemã de Futebol (DFB) assume uma posição clara contra o conceito de uma Superliga Europeia. O futebol sempre deve ter a ver com desempenho em campo; ele decide a promoção e rebaixamento, bem como a qualificação para as respectivas competições", disse a Federação em seu site oficial. Hans Joachim Watzke, presidente do Borussia Dortmund, também emitiu sua opinião em comunicado divulgado no site do clube. "Os dois clubes alemães (Dortmund e Bayern de Munique) representados na direção da ECA apresentaram opiniões 100% idênticas em todas as discussões, estamos totalmente contra". A La Liga também emitiu seu posicionamento. "Nós condenamos veementemente a proposta anunciada de criação de uma competição europeia separatista e elitista, que ataca os princípios da competitividade aberta e do mérito esportivo que ocupam a parte mais profunda do ecossistema do futebol nacional e europeu". "A LaLiga defende esta tradição do futebol europeu de futebol para todos. O conceito proposto por 12 clubes europeus destrói esse sonho, fechando as portas ao topo do futebol europeu e permitindo a entrada de apenas alguns para uma elite", afirmou. Novos desdobramentos devem acontecer nessa segunda, com reunião da UEFA. Até o momento, nenhum dos 12 integrantes da Superliga (United, City, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Liverpool, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Milan e Internazionale) se manifestou sobre a repercussão tomada.
Por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (19), o avião com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produzir mais 5 milhões de doses da CoronaVac chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP) antes de ser encaminhado ao Instituto Butantan, onde as novas doses da vacina contra Covid-19 serão envasadas. A aeronave com 3 mil litros de insumos pertence à empresa Turkish Airlines e estava a caminho do Brasil desde sexta-feira (16), quando decolou de Pequim, capital da China, país sede da Sinovac Biotech, que é o laboratório que produz a CoronaVac. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve presente no aeroporto para receber o lote com IFA da CoronaVac e registrou o momento nas redes sociais. “Estou aqui no Aeroporto Internacional de Guarulhos para receber mais uma carga de insumos da vacina do Butantan, a vacina do Brasil, a vacina da vida (…) São mais 5 milhões de brasileiros que serão vacinados com os insumos que estão chegando.”, escreveu Doria no Twitter. Este é o terceiro carregamento de insumos da CoronaVac importados da China em 2021. Com o IFA foram produzidas e entregues, até a última quarta (14), 40,7 milhões de doses do imunizante ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). O montante corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses previstas para serem entregues até o dia 30 de abril no primeiro contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde. Mais 1,5 milhão de doses devem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde nesta segunda (19).