Imóveis

Brasil registra alta de novos apartamentos vendidos no semestre, aponta CBIC

Publicado em 27/08/2021 às 23:42Atualizado há 27/08/2021 às 23:49
 (Tomaz Silva / Agência Brasil)

(Tomaz Silva / Agência Brasil)

O Brasil registrou aumento de 46,1% no número de novas unidades residenciais vendidas no 1º semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Os dados foram divulgados em um relatório da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em parceria com o Senai, e mostram que, em relação aos primeiros três meses deste ano, as vendas de imóveis subiram 7,2% no 2º trimestre.

Os dados coletados e analisados são de 162 municípios, sendo 20 capitais de todo país. Algumas cidades foram avaliadas individualmente ou dentro das respectivas regiões metropolitanas.

Os lançamentos de novas unidades também registraram aumento no segundo trimestre e cresceram 51,3% em relação ao 1º trimestre de 2021. Contudo, apesar dos números positivos, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, se mantém moderado, já que as vendas vêm sendo maiores que os lançamentos, inclusive no acumulado de 12 meses. O presidente destaca que a alta dos materiais ainda continua sendo o principal empecilho para o maior crescimento. 

“Estamos vendendo muito bem, o mercado é um grande comprador, mas o que preocupa são os lançamentos. Não crescemos tanto nesse quesito quanto nas vendas, e isso mascara um problema. O preço do imóvel subiu mas nada proporcional ao aumento de insumos. Esse medo faz com que muitas empresas reduzam seus lançamentos, e assim, nosso mercado tende a acelerar os preços.”.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: