Bento Augusto

Ressignifique comportamentos indesejados

É importante lembrarmos que não podemos mudar o passado, mas podemos alterar a forma de enxergarmos aquela experiência

Bento Augusto, Master Coach e Master Trainer em PNL, fundador e diretor do Instituto VOCÊ e da AICIS
25/11/2021 às 16:05.
Atualizado em 27/11/2021 às 02:00
Bento Augusto, Instituto VOCÊ (Plínio Teodoro/Divulgação)

Bento Augusto, Instituto VOCÊ (Plínio Teodoro/Divulgação)

Você já ouviu falar sobre ressignificar um momento, uma experiência vivida? Nós seres humanos temos o costume de atribuirmos significados às nossas experiências segundo nossas crenças, valores, preocupações, repertório de vida e preferências.

Quando passamos a ressignificar nossas vivências, elas ganham um novo significado. É importante lembrarmos que não podemos mudar o passado, mas podemos alterar a forma de enxergarmos aquela experiência. Sendo assim, é possível atribuirmos a ela um novo significado. A isso damos o nome de ressignificação, podendo ser vista de duas formas, a de contexto e a de conteúdo.  

Cada pessoa possui uma forma de ver o mundo, na PNL (Programação Neurolinguística) chamamos isso de mapa de mundo, por este motivo, cada percepção tem um significado dentro do contexto em que se manifesta. Ou seja, para cada situação, um significado diferente.

Ao realizarmos esse tipo de ressignificação, criamos novos comportamentos para o contexto original. Com isso, ao encontrarmos uma forma de agir mais adequada para determinada situação, podemos ensaiá-la mentalmente e transferi-la para o contexto original, criando um contexto interno que não combina mais com o antigo hábito, posicionamento ou pensamento, até então natural.

Na ressignificação de conteúdo, a percepção de qualquer situação negativa pode ser trabalhada. Na PNL, o conteúdo de qualquer acontecimento depende da forma pela qual o enxergamos. Ao mudarmos nossos filtros, mudamos também o significado do acontecimento, o que resulta na mudança de respostas e comportamentos.

A ressignificação também é muito útil para mudarmos comportamentos indesejados e quebrarmos crenças limitantes. Muitas vezes, fazemos o uso dela sem nos darmos conta, porém, os benefícios dessa técnica são muito mais eficazes quando aplicados de forma consciente.

Sendo assim, a ressignificação é um elemento-chave para o processo criativo, com ela podemos aprender a pensar e passamos a ver a situação por um outro ponto de vista. Com isso, começamos a considerar outros fatores que até então não eram conhecidos, ou seja, passamos a escolher o que tem o maior grau de importância em qualquer situação.

Quando estiver em uma situação na qual você não está se sentindo confortável, busque ressignificar o momento, assim, podemos escolher qual reação emocional queremos ter. Experimente enxergar as possibilidades e alternativas nas mais diversas situações.

LEIA MAIS

26/01/2022 - 14:24

21/01/2022 - 20:25

20/01/2022 - 17:57

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por