NUTRIÇÃO

Preciso cortar os carboidratos para emagrecer ou manter uma vida mais saudável?

Isabella Souza, nutricionista
30/06/2022 às 19:53.
Atualizado em 30/06/2022 às 19:55
Carboidratos (PEXELS)

Carboidratos (PEXELS)

Quem nunca ouviu falar que para emagrecer ou manter a saúde em dia é necessário cortar os carboidratos?  Mas será que isso é verdade?

Eu sou Isabella Souza, nutricionista, e vim esclarecer isso para vocês.

Os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes do nosso reino vegetal, então já fica difícil fugir deles.

Além disso, a nossa principal fonte de energia também é proveniente dos carboidratos, o nosso cérebro usa a Glicose como principal fonte de energia, e o nosso intestino precisa dos carboidratos não digeríveis, que são as fibras alimentares, para manter o funcionamento de uma forma inteira.

Mas porque os carboidratos são ditos como os vilões da dieta? Eu vou te explicar o porquê. Carboidratos refinados como o açúcar e farinhas brancas estão muito presentes em alimentos industrializados e isso favorece o acúmulo de gordura e os picos de glicemia no sangue, e isso a longo prazo pode gerar diabetes ou até mesmo inflamações.

Já os alimentos integrais, as frutas, os legumes e as verduras são extremamente favoráveis para o nosso organismo, já que eles evitam os picos de insulina, controlam triglicerídeos, além de melhorar o sistema digestivo, e com certeza, trazem muita saciedade evitando que você sempre fique procurando por algum alimento. Então, não é o carboidrato que é o vilão, mas suas escolhas favorecem ou não para o seu objetivo.

Por isso, vem cá que eu vou te dar algumas dicas! Troque os alimentos brancos, como: arroz branco, farinhas brancas, os pães brancos por alimentos integrais, como: arroz integral, macarrão integral, farinhas integrais para fazer suas receitas. Além disso, melhore o consumo de legumes, verduras e frutas no seu dia a dia! É muito importante termos essa reserva de energia no nosso corpo para sempre melhorarmos nossa saúde.

LEIA MAIS

05/08/2022 - 00:09

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por