Filipe Rosa

O Paradoxo do Longo Prazo

Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia
18/01/2022 às 13:52.
Atualizado em 19/01/2022 às 15:38
O Paradoxo do Longo Prazo (Freepik)

O Paradoxo do Longo Prazo (Freepik)

Quanto mais novos, menos pacientes somos. Quanto mais velhos, mais pacientes somos. Isso, apesar de antilógico, é uma forte tendência! Uma pessoa mais nova (provavelmente) terá mais tempo de vida do que uma pessoa mais velha. Então, como alguém que “tem menos tempo” poderia ser mais paciente do que alguém que “tem mais tempo”?

A maioria das pessoas diria que alguém mais velho seria mais paciente por ter mais Experiência de Vida, no entanto, gostaria de apresentar um raciocínio diferente, um olhar percentual.

Para alguém de 2 anos de idade, o prazo de 1 ano representaria 50% de toda sua vida. Para alguém de 10 anos, o prazo de 1 ano representaria 10% de toda sua vida. Para alguém de 20 anos, o prazo de 1 ano representaria 5% de toda sua vida. Para alguém de 40 anos, o prazo de 1 ano representaria 2,50% de toda sua vida.

Não é que ficamos mais pacientes conforme ficamos mais velhos, mas sim que a nossa Percepção Temporal muda, pois, cada vez mais, o mesmo período de tempo se torna um percentual MENOR em relação ao todo que já experimentamos.

Como já sabemos, o Longo Prazo é um componente fundamental na constituição e multiplicação do patrimônio investido. Podemos, portanto, concluir que existe a tendência de, quanto mais velho o investidor, maior a possibilidade de que ele tenha a paciência necessária para que sua carteira de investimentos trabalhe durante um horizonte de tempo razoável e assim alcance retornos compostos atrativos.

Já imaginou do que seria possível alguém jovem com a mentalidade e disciplina de alguém mais experiente? A Educação Financeira é capaz de lhe entregar esse poder!

Como o grande Warren Buffet diz: “O mercado acionário é feito para transferir dinheiro dos apressados para os pacientes”.

LEIA MAIS

21/05/2022 - 00:35

Carlito Paes

O que guardar?

20/05/2022 - 16:01

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por