Danilo Magri

Dia 15 de Setembro É MAIS UM Dia do Cliente

Danilo Magri Gestor de NegóciosPublicado em 16/09/2021 às 08:16Atualizado há 16/09/2021 às 08:16

Dia 15 de setembro se comemora o “Dia do Cliente”. Esta data foi oficialmente incluída em nosso calendário em 2019 e serve como uma oportunidade para as empresas se conectarem com seus clientes, oferecendo promoções, brindes e fidelização.

Para quem me acompanha há algum tempo vai se lembrar que em março escrevi sobre o “Dia do Consumidor”, data comemorada também no dia 15 daquele mês, com o artigo chamado “Você conhece o novo consumidor?”. Pois bem, com datas aparentemente parecidas qual a principal diferença entre elas?

A partir daqui peço sua licença e convite para embarcar comigo neste raciocínio que se baseia puramente em minha opinião e experiência. Se eu tivesse que escolher uma data como comerciante, investiria minhas fichas no “Dia do Consumidor”. O Consumidor é humano, consequentemente complexo e abrangente. O consumidor possui hábitos, preferências, vieses e conhecimento. E o cliente? O cliente se transformou em uma palavra vazia, estampada na boca de gestores e vendedores que profetizam de forma demagoga a importância do cliente sem realmente entender do que isso se trata.

No mundo corporativo, algumas palavras se tornam jargões necessários para uma boa apresentação e “cliente” se tornou uma delas. Cliente se quantifica em planilhas, o consumidor não, ele é único. Cliente pode ser friamente estratificado em tipos e perfis, o consumidor não, ele é humano.

Dia 15 está aí e se você é empresário ou cliente, aproveite as promoções e não ignore esta oportunidade, mas no dia a dia do seu negócio lembre-se que você trata com consumidores, seres humanos emocionais (e pouco racionais) que buscam em seu produto ou serviço uma saída para aliviar um problema existencial de suas vidas.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: