Carlito Paes

Como você lida com mudanças?

Carlito Paes, Pastor líder da Igreja Batista da Cidade, professor e escritor
29/06/2022 às 17:05.
Atualizado em 02/07/2022 às 02:09
Carlito Paes (Divulgação)

Carlito Paes (Divulgação)

A mudança é inerente a vida. Tudo que está vivo passa por mudanças e transformações, sabemos que onde existe existem também ciclos e estações de mudança.

E se tratando da vida humana em sociedade, as mudanças são coletivas e individuais, gerando implicações de reações e comportamentos. Todos nós vivemos mudanças no processo cultural, comercial, social e tecnológico; e essas mudanças serão cada vez mais aceleradas nesta era pós-pandemia. Mas, ainda existem pessoas resistentes as mudanças sociais, penso que isto é se atrelar a um sofrimento desnecessário.

Esta semana estou em Berlim e aqui tudo se refere a mudança. Em especial depois da segunda guerra com a queda do nazismo, depois da ascensão e queda da DDR (República Socialista Alemã) e também a queda do muro de Berlin. Muitas mudanças moldaram a sociedade alemã para transformar sua capital em uma das cidades mais multiculturais do mundo. Quem vive aqui respira movimento e mudanças.

A sociedade vive se movimentando em mudanças políticas, culturais, religiosas e sociais. Estamos saindo da pandemia do Covid, isso mudou e continua mudando nossa forma de viver e de enxergar o mundo.

Se você não gosta de mudanças você vai ter problemas grandes com o tempo presente, a sociedade mudou e estará sempre mudando. Se para melhor ou pior, isso é relativo; creio que sempre conviveremos com as duas realidades, todavia desde a civilização romana já se sentenciava, “Tempora mutantur, nos et mutamur in illis, “Os tempos mudam e nós mudamos com eles”. Quem não mudar pode se preparar para se isolar, perder e talvez até morrer.

O mundo que vivemos está mudando a cada instante, e mudando muito rápido; definitivamente o mundo que deixaremos para nossos filhos e netos, será muito diferente do que conhecemos hoje, tanto no Brasil, como no mundo. É impressionante como a humanidade está mudando de uma forma rápida e diferente.

Hoje, penso que podemos fazer muitas projeções sobre o futuro da sociedade mundial, mas se formos sóbrios e sensatos, devemos admitir que não passarão de especulações, porque não temos controle sobre tudo que está acontecendo no mundo e o rumo para onde caminha a humanidade. O fato é que, a qualquer momento tudo poderá estar diferente no Brasil e no mundo em geral, e muito pouco poderemos fazer para reagir diante de muitas destas mudanças. Será que estamos emocionalmente e espiritualmente preparados para viver em um mundo assim?

E um fator, interessante com relação as mudanças do mundo que vivemos, é a sua velocidade. Cada vez mais, o mundo está precisando lidar com mudanças radicais. Antes as mudanças eram mais sutis, agora são mais evidentes.

Eu entendo que a vida é dinâmica, o homem e o mundo sempre tiveram que conviver com a evolução e com constantes mudanças. Mas eu sei que isto não é novidade para muitas pessoas, você sabe e sente os efeitos destas mudanças em seu dia a dia. Por que será? Será o efeito da alta tecnologia, será o efeito do mundo www (world wide web - Todo Mundo em Rede)?

Estamos preparados emocionalmente e espiritualmente para conviver e não adoecer com esta realidade de instabilidade e tantas mudanças? Estamos vivendo uma época da história da humanidade de profunda mudança em todos os segmentos da sociedade. Paira sobre nossa geração uma nova visão de encarar a realidade e de celebrar a vida. Como vamos viver e conviver nesta época sem perder a essência da nossa humanidade?   Em seus Evangelhos Jesus afirmou por 3 vezes: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. ” Marcos 13:31.

Escolha ter fé, e estabilizar sua mente nos princípios da Bíblia Sagrada, ela é estável em um mundo instável. Tudo passará, tudo mudará, no passado foi de forma mais lenta e sutil, e hoje de forma on line, mas permaneça firme na estabilidade da Bíblia. O tempo de Martinho Lutero, foi uma tempo de muitas mudanças, inclusive tecnológicas. Mesmo assim, quando o ex-monge Agostiniano compôs seu hino Castelo Forte ele lembrou: “Embora a vida vá, sei que a Palavra ficará sabemos com certeza”.

Em dias de mudanças e instabilidade, você não poderá controlar muitas coisas, mas saiba que a única coisa que você poderá controlar, é o quanto você vai confiar em Deus. A despeito das mudanças e das circunstâncias, conviva com elas e também realize mudanças, apenas não abra a mão de ser uma pessoa de verdade, com seus princípios e valores de caráter. Todo mudará, todas as coisas são mutáveis, mas nossos princípios e valores, são eternos e imutáveis!

  

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por