Laura Blane

Como escolher seus óculos?

Laura Blane, Consultora de Imagem e Estilo, especialista em análise de Coloração Pessoal
30/06/2022 às 20:36.
Atualizado em 30/06/2022 às 20:37
Como escolher seus óculos?

Como escolher seus óculos?

Cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil usam óculos de grau segundo o IBGE, mas eu aposto que nem 10% desse montante sabe como escolher adequadamente o melhor modelo.

Há quem se baseie apenas no formato de rosto, o que não é errado, mas particularmente eu acho muito mais importante você saber o que cada estilo, cor e material dos óculos transmitem, do que efetivamente se basear apenas no seu tipo de rosto. Vamos aprender um pouco destas mensagens por trás dos modelos de óculos mais comuns?

Óculos e formato de rosto

Óculos e formato de rosto

De acordo com o visagismo e a consultoria de imagem existem modelos de óculos mais indicados para os diferentes formatos de rosto. Para simplificar esta teoria, essa escolha deveria se pautar basicamente em: rostos com linhas mais arredondadas como o oval e o redondo, devem usar óculos mais quadrados que trarão maior equilíbrio ao rosto. Já os rostos com linhas e traços retos, como o retangular, quadrado ou triangular, devem optar por armações mais arredondadas, a fim de trazer também maior equilíbrio. 

Qual é o perigo deste tipo de escolha: nem sempre o equilíbrio das linhas vai transmitir a mensagem que você deseja ao seu respeito. Vamos supor que uma pessoa de rosto redondo trabalhe com artes, seja um pintor, um escultor, um poeta ou outra profissão que seja mais sensível e necessita transmitir essa sensibilidade. Ao colocar um óculos quadrado simplesmente pela regra, ela vai tirar esse aspecto "sensível" tão necessário à sua imagem. 

O contrário também pode ocorrer, pois suponhamos que uma pessoa de rosto quadrado com linhas bem retas seja um juíz da vara criminal. Pela regra, deveria escolher um óculos arredondado para tirar um pouco da rigidez do seu rosto, mas será que isso seria benéfico à sua imagem? Não seria melhor reforçar este traço de rigidez?

Formato dos óculos e suas mensagens

Quadrados, linhas retas: transmitem poder, uma imagem mais forte, sofisticada e enfatiza traços marcantes que você tenha no rosto. É um modelo que traz  uma imagem mais rígida. Caso você deseje “quebrar” um pouco desta seriedade em um óculos quadrado, pode suavizar na escolha das cores, optando por tons claros e suaves e que vão amenizar a rigidez. 

Quadrados, linhas retas

Com linhas inclinadas, como o gatinho: são mais criativos e joviais, transmitem maior abertura para comunicação. As linhas inclinadas na direção ascendente, farão um lifting no rosto e deixarão as feições com mais frescor.

Com linhas inclinadas, como o gatinho

Com linhas arredondadas: comunicam mais sensibilidade, fragilidade e feminilidade. São delicados e podem suavizar a sua imagem. Caso não queira tanta suavidade, opte por cores mais escuras e sóbrias na armação. 

Com linhas arredondadas

Com formatos criativos: são mais ousados e comunicam personalidades fora do comum, ousadia e até rebeldia. Extremamente jovial e chamam muita atenção. 

Com formatos criativos

Espessura da armação: as armações de espessuras mais grossas são mais dramáticas e ousadas, transmitem mais força. Já as armações mais fininhas são mais delicadas, femininas e frágeis. Os óculos de espessura média são mais equilibrados. 

Espessura da armação

Material da armação: as armações metálicas (prata, dourado, rosé, etc) transmitem mais seriedade, sofisticação e elegância. As armações em acrílico ou outros plásticos são mais informais e casuais. 

Material da armação

Cores da armação: as cores transmitem diferentes mensagens na escolha da sua armação, vamos falar um pouco disso:

Cores da armação

Cores neutras escuras: preto, marrom, azul marinho etc.

Transmitem maior seriedade, força, rigidez e mistério.

Cores neutras claras: branco, bege, cinza, nudes etc.

Transmitem elegância, empatia, abertura com moderação e discrição. 

Cores claras e tons pastéis: rosinha, lilás, azul clarinho etc.

Transmitem docilidade, fragilidade, feminilidade e delicadeza.

Cores intensas e alegres: vermelho, pink, amarelo, laranja etc.

Transmitem criatividade, ousadia, alegria e descontração.

Importante: a Análise de Coloração Pessoal ajuda muito na escolha da cor dos óculos, afinal os conceitos de temperatura, contraste, profundidade e intensidade são muito particulares. 

Espero que sabendo estes conceitos fique mais fácil você optar por modelo de óculos que transmita a mensagem que você deseja a seu respeito. 

Até a proxima!

LEIA MAIS

05/08/2022 - 00:09

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por