Ideias

CARTAS

29/05/2021 às 02:00.
Atualizado em 01/07/2021 às 00:28

ORIENTE MÉDIO

Correu o mundo na última semana a notícia do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Foram 11 dias de combates sangrentos, centenas de vidas ceifadas, milhares de feridos, 90 mil deslocados internos em Gaza porque perderam seus lares. Será que os líderes irão garantir a reconstrução? Muito difícil. Da Faixa de Gaza o Hamas disparou mais de 4.000 foguetes contra Israel, com 12 mortos e 336 feridos. Já na Faixa de Gaza, Israel revidou com poderosos misseis, com destruição total dos prédios de comunicações, infraestrutura de Água e esgoto, eletricidade, escassez de alimentos, 232 mortos 65 crianças, 39 mulheres, 1.900 feridos em Gaza, prejuízos de US$ 1,2 bilhões, segundo analistas internacionais. Ficou uma Terra Arrasada. Difícil é acreditarmos que em pleno século 21, no auge da pandemia que já infectou mais de 166 milhões de pessoas, 3,4 milhões perderam suas vidas, e os governantes insistem em fazer as guerras para depois buscarem a paz. Porque não agiram diferente? Viverem em paz, para evitarem a guerra. Lamentavelmente, as pessoas inocentes pagam pelos governos que insistem pela utilização do material bélico. Com tristeza pelas crianças inocentes que além de perderem suas vidas, perderam suas escolas e seus lares em Gaza. Trágico e Bizarro, os dois lados ainda proclamaram a vitória.

José Pedro Naisser

Curitiba-PR

PLANALTO E A CPI

A situação de Jair Bolsonaro, com essa CPI da pandemia, está se complicando. Já que, os depoentes que participaram até aqui, e, que, tencionavam como aliados proteger o presidente, ao contrário, entre as descaradas mentiras, caíram em contradição, deixando evidente o desprezo do Planalto, com essa pandemia. E, nesta quarta, 26, na reunião dos membros da CPI, entre outros, para piorar, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ex-ministro, Eduardo Pazuello, foram reconvocados. Como explosivo para o Planalto, o Pazuello, que, como general, até afrontou o Exército, neste último domingo. Porém, e, por insistência dos senadores aliados de Bolsonaro, certamente entraram num barco furado quando na tentativa de melar a CPI, conseguiram convocar 9 governadores supostamente investigados por irregularidades no uso dos recursos exclusivos para pandemia. Porque, seis destes são aliados do presidente. Que, certamente, irritados por essa decisão de péssima exposição na mídia, podem abandonar esse governo. Ou seja, como presidente da República, politicamente, Jair Bolsonaro, é um literal analfabeto.

Paulo Panossian

São Carlos-SP

TERRENOS EM TAUBATÉ

Cada munícipe tem o dever de cuidar de seus terrenos vazios na cidade, pois eles sujos e largados são transtorno a muitas pessoas em nossa cidade.

Flávio Santos

Taubaté

IDEOLOGIA DE GÊNERO

Trabalhar que é bom? Estamos vivendo em uma pandemia e esses vereadores se prestam ao papel de agradar um eleitorado específico ao invés de pensar na vida da população! Briguem para fiscalizar os bares da Avenida Itália!

Thais Rezende Santos

Taubaté

IDEOLOGIA DE GÊNERO-2

Deveriam se preocupar com os professores e funcionários que estão ficando doente com Covid nas escolas. Não vi nenhum vereador se manifestar sobre.

Paulo Cezar

Taubaté

SEGUNDA DOSE

Muitos não voltaram por causa dos efeitos colaterais. Uma pena. Até porque a eficácia da Coronavac não é alta.

Aguiar Filho

Taubaté

PANDEMIA

As pessoas morreram de Covid. Para amenizar a notícia a prefeitura coloca que o munícipe sofria de algo. A intenção é levar o munícipe a interpretar que a vítima morreu porque sofria de algo, não questionando as medidas adotadas pelo município. Se as pessoas estão morrendo é sinal que é preciso repensar o que está sendo feito.

Gabriela Mariano

Taubaté

PANDEMIA-2

Na vida, a gente precisa estudar um pouco. A cura sobe e desce desde o início da pandemia, e é uma média de todo o Brasil, o que não quer dizer que em certos estados ou regiões não esteja mais alto ou mais baixo do que a curva. E a curva está indicando estabilidade, ou seja, estabilidade nos casos com o número lá em cima de mortes. Brasileiro é assim, pega o gráfico, acha que está caindo e já vai tomar a cerveja com 10 amigos ou comemorar título na Avenida Itália.

Ju Maia

Taubaté

PANDEMIA-3

Como sempre o Bozonaro fez de tudo pra atrapalhar desde o começo e ainda o faz com essas atitudes desequilibradas de aglomerações.

Rodolfo Dias

São José dos Campos

LEIA MAIS

Cobogó: Já ouviu falar?

03/12/2021 - 09:57

02/12/2021 - 14:51

01/12/2021 - 11:41

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por