Júlia Mari

Biofilia, você sabe o que é?

Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté
14/01/2022 às 12:43.
Atualizado em 14/01/2022 às 12:43
Biofilia

Biofilia

Você sabia que existe uma área específica da arquitetura e do design focados em aperfeiçoar a relação pessoas x ambiente, afim de aproximar a natureza da rotina das pessoas? Você não imagina como esse assunto é importante, então leia até o fim e comece a mudança pela sua casa.

O design biofílico se inspira na natureza para trazer o mundo externo, considerando nosso impacto ambiental e influenciando positivamente o bem-estar de seus ocupantes, a soma de natureza + sustentabilidade + bem-estar é a essência da biofilia.

Bio.. o quê?

O termo Biofilia vem das palavras gregas bios, que significa vida e philia, que é amor, então juntas elas significam “amor pela vida”, bonito né? A palavra foi popularizada por Edward Wilson, que acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.

A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato com a natureza e elementos naturais.

As vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos são inúmeras, como por exemplo: ela ajuda a reduzir o estresse, aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de varejo, reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, e ajudar os alunos a se concentrarem mais em seus estudos, em ambientes educacionais. As vantagens são em todos os setores e campos da vida.

O design biofílico permite experiências diretas com a natureza.

Biofilia

Como aplicar?

No ambiente construído, as experiências diretas com a natureza referem-se a plantas, luz, água – qualquer aspecto que proporcione contato direto com elementos verdes. Pode até se incluído o movimento natural do ar, o que chamamos de ventilação cruzada. Essas são características que devemos trazer para os ambientes onde passamos várias horas do nosso dia.

— As plantas são benéficas porque são organismos vivos que respiram. Como dito anteriormente as plantas aumentam a criatividade, o desempenho e a produtividade – algo que queremos que sempre tenha em nossos ambientes de escritório e também domésticos.

— As vistas da natureza direta e a experiência da luz do dia também têm um forte impacto na psicologia ambiental. Existem estudos que comprovam que pacientes internados e que tinham vistas para a natureza e áreas verdes se recuperavam mais rapidamente do que aqueles que viam uma parede de tijolos. Com relação á iluminação, a natural é a mais benéfica para se ter nos ambientes.

— A água e o fluxo de ar também desempenham papéis fundamentais no design biofílico. Seja incorporando algum movimento de água na área interna ou adicionando fluxo de ar natural a um edifício, esses aspectos ajudam a completar o ambiente natural.

Levando a natureza para dentro do seu ambiente

Biofilia

Ok, agora que entendemos o quão importante é se ter a natureza no ambiente construído, vamos ao trabalho! Aqui estão cinco dicas e truques para ajudá-lo a trazer facilmente estratégias biofílicas para o seu ambiente, seja ele de trabalho ou um espaço para relaxar.

1. Abra as cortinas. Embora possamos sentir ofuscamento em certos pontos ao longo do dia, lembre-se de abrir as persianas novamente depois que o alto brilho desaparecer.

2. Compre uma planta (ou duas ou três). Quando você faz uma pausa, é mais provável que seus olhos passem por sua vegetação, proporcionando uma experiência mini restauradora. Dica: já tivemos uma matéria em que citávamos algumas espécies para cultivar dentro de casa

3. Decore com imagens da natureza. Tente incluir uma decoração inspiradora associada á natureza e suas formas, elas podem evocar o bem estar.

4. Ouça sons naturais como água corrente ou até fluxos de ar, que podem ser bastante tranquilos, tanto no local de trabalho quanto em ambientes para relaxar.

5. Saia de casa. Vá experimentar o mundo real! Embora isso não afete realmente nossos ambientes internos, muitos de nós caímos na armadilha de passar o dia inteiro em nossas mesas. Sair para uma caminhada de até 20 minutos ajudará seu desempenho ao longo do dia e pode ajudá-lo a dormir melhor à noite.

Estas atitudes são bastantes simples de se aplicar no dia a dia, porém vão causar um impacto gigante na sua rotina e produtividade, isso eu te garanto. Esse conceito está em alta e não tem data para sair de moda (por motivos óbvios).

Então, é isso pessoal, essa é a primeira matéria de 2022, já com dicas valiosas para começar o ano fazendo a diferença, né? Espero que tenham gostado e nos vemos na semana que vem para conversarmos mais sobre o mundo da arquitetura e decoração. Me digam o que estão achando das matérias e venham conversar comigo no instagram @juliamarinl. Até mais 😉

LEIA MAIS

18/01/2022 - 13:52

17/01/2022 - 13:53

15/01/2022 - 01:22

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por