Júlia Mari

A psicologia das cores no BBB

Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté
21/01/2022 às 20:25.
Atualizado em 21/01/2022 às 20:25
A Psicologia das Cores no BBB

A Psicologia das Cores no BBB

Essa semana estreou mais uma edição do Big Brother Brasil, o programa sempre levanta diferentes questões ao longo do programa e muita audiência para a rede Globo. Então, já que todo mundo resolveu falar de BBB, vou trazer o tema para o nosso universo de arquitetura e decor. Sabia que os espaços idealizados para os moradores são pensados para influenciar no comportamento dos brothers? E muitas vezes de forma negativa. Quer entender melhor? Então, continua lendo!

A psicologia das cores

Basicamente, a Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Este é um estudo psicológico que, junto com os conhecimentos da teoria das cores, ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.

A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria. Cada um desses sentimentos é representado por uma cor, sendo que estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, de acordo com os estudos da psicologia.

Por isso é muito importante escolher bem qual paleta seguir na hora de projetar um ambiente ou para dar uma repaginada na casa. E esse estudo está presente também no momento em que os profissionais vão fazer as escolher de layout e cores para a casa do BBB.

A Psicologia das Cores no BBB

Referências

A decoração é inspirada nos anos 70, 80 e 90, quando ainda não existia o reality show e o mundo vivia a abundância cultural no mundo. “Na sala, o excesso de cores é o elemento principal, presente da parede ao sofá, nas almofadas e nos tapetes, em um composeé multicolorido. As cores se estendem à área externa ao melhor estilo Pop Art”, destaca a TV Globo sobre a decoração.

A Psicologia das Cores no BBB

A Psicologia das Cores no BBB

A Casa

Um dos aspectos, talvez o mais evidente, diz respeito às cores utilizadas na casa. A paleta de cores utilizada nas últimas edições carrega consigo uma série de objetivos, dentre eles o de causar um certo incômodo nos participantes. A casa é propositalmente pensada para influenciar o humor dos participantes.

O ambiente mais impactante da casa para a nova edição é, definitivamente, a sala de estar. Local onde os confinados irão se reunir antes das votações, nos jogos da discórdia e antes das ações. Com tons de roxo, verde, amarelo, vermelho tende a provocar diversas sensações.

“O roxo é supernobre, mais elitizado, e ele combina também com outras cores; Ajuda a marcar o local. Mas ele na sala colorida, é cansativo, quando pensamos em um ambiente que vamos morar. O contraste cansa o olhar das pessoas”, alerta a Renta Perim, professora de design gráfico e publicidade e propaganda.

A Psicologia das Cores no BBB

Os quartos desta edição têm cores menos vibrantes, porém uma infinidade de estampas. “De um lado muito xadrez, Rock n’ Roll e elementos musicais. Do outro, tudo muito ‘combinandinho’, com um mix de estampas, texturas e objetos lúdicos”, diz a emissora.

A Psicologia das Cores no BBB

A Psicologia das Cores no BBB

E é nessa linha de projeto que segue em toda a casa, muitas cores vibrantes, diferentes revestimentos juntos, formas lúdicas tanto nas áreas de cozinha, área externa, academia e todas as outras, ou seja, os participantes não terão um descanso visual por um bom tempo. E aí, você encararia?

LEIA MAIS

21/05/2022 - 00:35

Carlito Paes

O que guardar?

20/05/2022 - 16:01

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por