Zé Luís

A consciência do voto regional

Na prática, esse exercício de cidadania somente será útil se o seu candidato representa além dos ideais, a mesma região em que você, eleitor, mora.

Zé Luís, gestor público e vereador em São José dos Campos
29/06/2022 às 17:39.
Atualizado em 02/07/2022 às 02:05

Muito se fala sobre a importância do voto consciente, mas pouco é divulgado sobre como alcançar essa consciência. Conhecer o processo eleitoral, se informar sobre os candidatos e o que eles defendem contribuem para essa conscientização. No entanto, na prática, esse exercício de cidadania somente será útil se o seu candidato representa além dos ideais, a mesma região em que você, eleitor, mora.

Pensando nisso, o jornal OVALE e a ACI (Associação Comercial de São José dos Campos) estão em campanha pelo voto regional. “O Voto que Vale” é uma iniciativa louvável, já que quando um cidadão tem consciência do que um representante da sua região pode fazer depois de eleito, ele não desperdiça voto em ‘forasteiros’.

A vantagem em escolher um candidato local é simples: ele conhece às necessidades da região. Em 2018, por exemplo, o Hospital PIO XII, de São José, precisava de recursos para um novo mamógrafo. O ex-deputado federal Flavinho (PSD), que é da cidade, destinou R$ 2,3 milhões de emenda à entidade mantenedora para a compra do equipamento e outros investimentos.

Um recurso que dificilmente chegaria pelas mãos de um parlamentar que não conhece o trabalho do hospital e a demanda de pacientes de São José, mas que, ainda sim, acaba recebendo votos de eleitores da nossa região.

Temos capacidade para eleger seis deputados federais e nove estaduais, no entanto, somente dois em cada parlamento foram eleitos no último pleito. O voto não é apenas o exercício de uma obrigação, mas o único ato responsável pela falta de representação que possuímos em nossos governantes. A consciência é sua, eleitor.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por