Júlia Mari

8 formas de tornar seu espaço mais amplo

Com a decoração certa é possível fazer maravilhas mesmo em ambientes pequenos

Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de TaubatéPublicado em 08/10/2021 às 17:47Atualizado há 08/10/2021 às 17:47
Ideias para aplicação

Ideias para aplicação

Você acredita em mágica? É isso que nós arquitetos e designers, muitas vezes, fazemos para transformar uma sala em uma local confortável, uma cozinha que atenda a todas as tarefas, um quarto que dê privacidade e traga aconchego.

Uma situação muito recorrente em projeto de interiores é organizar o ambiente com todos os elementos necessários e ainda o deixar com uma sensação de amplitude, por isso separei para vocês 8 maneiras de transformar o seu espaço para que ele pareça maior.

ESPELHO

Essa dica é bem conhecida né? Se você ainda se pergunta se espelho realmente deixa o ambiente maior, a resposta é um sim retumbante. Espelho pode fazer sua sala, quarto, seja qual for o ambiente, parecer mais amplo e aberto, ele dá a sensação de profundidade ao espaço.

Outro fator que auxilia nesse efeito é pelo espelho refletir luz tanto natural quanto artificial, tornando o ambiente mais claro, consequentemente, deixando-o mais amplo. Posicionar o espelho de forma que ele reflita o mundo externo é especialmente eficaz e ainda cria um quadro natural para o seu ambiente.

PALETA DE CORES

Ideias de aplicação

Essa dica é uma ilusão de ótica! Utilizar cores claras tanto na pintura do ambiente quanto nos móveis irá, com certeza, transformar seu espaço. Paredes em tons claros são mais reflexíveis fazendo com que o ambiente fique mais arejado e aberto, o que ajuda a maximizar o efeito da luz.

Então, quais cores eu posso utilizar para deixar meu ambiente parecendo mais amplo? Opte por tons suaves, como off-white, por exemplo. Tente utilizar tom sobre tom também em tecidos e em outros elementos. Cores que contrastam muito tendem a deixar o espaço parecendo menor, então tomem cuidado!

LUZ, MUITA LUZ

É importante deixar a luz entrar, essa dica é um pouco óbvia, mas muito necessária. A luz, com certeza, é um componente que faz toda a diferença (clique aqui e confira a iluminação certa para cada ambiente da sua casa).

Qualquer ambiente vai parecer maior se for bem iluminado, seja por luz natural ou artificial. Evite usar cortinas muito pesadas e abra as janelas para deixar a luz do exterior entrar, nesse caso, é importante um bom projeto de iluminação para valorizar cada ponto do seu espaço.

ORGANIZE-SE

Ideias de aplicação

Não há nada que deixe o espaço parecendo tão apertado quanto diversos itens amontoados em um mesmo ambiente. Excesso de mobília, quadros, decoração vão acabar com a amplitude de qualquer ambiente. Tente deixar coleções, por exemplo, postas de forma organizada em prateleiras finas e em ordem. Com tudo arrumado o seu espaço parecerá mais amplo.

CRIE UM PONTO FOCAL

Ideias de aplicação

Crie um ponto focal no seu ambiente. Essa também é uma ilusão de ótica funcional de como fazer uma sala parecer maior por meio de um ponto focal estabelecido – escolha uma área ou elemento que chamará a atenção e que se destaca no espaço.

Na sala de jantar, provavelmente é a mesa. No quarto, é a cama. Transforme esse ponto focal o destaque desse ambiente. Organize a mobília de forma que o foco seja direcionado para essa área e mantenha a decoração do resto da sala mais minimalista.

MOBILIÁRIO

Ideias de aplicação

A utilização do mobiliário correto é de extrema necessidade para a amplitude do ambiente, o layout dos móveis deve estar de acordo com o espaço.

Para muitos arquitetos é um desafio criativo e maravilhoso ter a necessidade de criar mobiliários suspensos e multifuncionais, como, por exemplo, mesas de jantar expansivas ou camas com gavetas, que ajudam a salvar espaço e diminuir a quantidade de móveis à vista.

VERTICAL X HORIZONTAL

Ideias de aplicação

Enfatizar a altura ou largura de uma sala é outro truque para tornar um ambiente mais espaçoso. Se você tem uma sala com tetos altos, concentre-se no espaço vertical, seja por meio de uma estante alta, arte e elementos na vertical ou uma luminária fina suspensa, assim, você aumentará a sensação de abertura.

Da mesma forma, uma sala com tetos mais baixos se beneficiará com o destaque dos aspectos horizontais do espaço (como painéis ou listras horizontais). Essa estratégia também ‘’move’’nossos olhos, dando assim a ilusão de mais espaço.

ELEMENTOS DECORATIVOS

Ideias de aplicação

Aposte em decorações que não pesem no espaço, cortinas de tecidos leves e claras luminárias de design mais minimalista e sem muitos elementos. Se o ambiente já estiver com tons claros como um todo, vale apostar em um pouco de cor na decoração, claro, de forma sutil.

Com relação a quadros na parede, evite os pequenos e em grande quantidade, aposte em apenas um, mas que seja grande, isso ajudará também.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: